Quer trocar de plano, mas deseja manter seu número atual? Basta entender como fazer a portabilidade. Este tipo de serviço surgiu com o ingresso de várias operadoras no mercado de telefonia.

A portabilidade é uma facilidade que permite ao cliente manter o número de celular ou do telefone fixo que possuir, independentemente do novo plano da operadora que contratar.

No Brasil, o serviço de portabilidade telefônica teve início em 2008, com a finalidade de facilitar ao consumidor a contratação de planos ou serviços com melhores preços, sem ter de trocar o número ao mudar de operadora.

Como atualmente existem uma variedade de planos disponíveis nas operadoras de telecomunicação, que atuam no mercado brasileiro, a portabilidade é bastante usada por essas empresas, como um serviço geralmente atrelado a promoções e bônus para conquistar novos clientes.

Veja como fazer a portabilidade do seu número, saiba quanto tempo leva e os cuidados que deve tomar antes de iniciar o processo.

Em quais casos a portabilidade do telefone é possível?

De acordo com o código de defesa do consumidor, a portabilidade é um direito da pessoa que deseja mudar de prestadora de serviço, seja de telefonia ou de endereço (caso o telefone seja fixo) sem mudar o número do telefone.

Estende-se tanto para telefonia fixa, quanto para serviços de telefonia móvel (celular)

  • Telefone fixo – se você pretende mudar o telefone fixo, o número pode ser mantido se você desejar trocar de operadora ou de endereço dentro de uma mesma área local. Ou seja, se você residir no município ou no Estado. Também é possível manter seu número se você trocar apenas de plano (de plano básico para um combo, por exemplo) dentro da mesma empresa.
  • Mesma área local – a portabilidade é possível para os municípios que fazem parte da mesma área local. Nos 39 municípios da Grande São Paulo, a portabilidade é viável. Já para telefones de municípios que não figuram na lista de áreas locais, não será possível efetuar a portabilidade a outros municípios, mesmo sendo vizinhos.
  • Celular – a portabilidade se torna viável quando o consumidor muda de plano dentro de uma mesma operadora (de pré para pós, por exemplo) ou quando troca de operadora dentro de uma área com o mesmo DDD.

Atenção!

Caso queira trocar seu plano de telefone fixo para móvel ou vice-versa, saiba que nesses casos não é possível realizar a portabilidade. A portabilidade só pode ser efetuada de fixo para fixo ou de celular para celular.

Como solicitar a portabilidade do meu número?

Antes de solicitar a portabilidade de seu número, vale a pena checar os melhores planos em diversas operadoras, para saber qual melhor se encaixa com as suas necessidades.

Assim que tenha decidido qual operadora tem o melhor plano para você, então basta entrar em contato pelo número da central de atendimento ou televendas da operadora desejada.

Se preferir, pode ir presencialmente em uma loja física ou também pode fazer a portabilidade pelo site da operadora.

Qualquer pessoa pode pedir a portabilidade?

Quando solicitar a portabilidade, lembre-se de que existem algumas exigências para que o serviço seja efetuado:

  • o CPF ou o CNPJ devem ser do titular da linha
  • o número a ser portado precisa estar ativo (e sem pagamentos atrasados)

Atenção!

Verifique seu contrato de fidelidade com a operadora atual, antes de solicitar a portabilidade de seu número para a nova empresa. Toda portabilidade implica em recisão de contrato, se ainda houver um prazo de fidelidade a ser cumprido. Verifique o prazo e se há multa, caso haja quebra de contrato.

Como fazer a portabilidade para a Claro?

A Claro disponibiliza alguns meios para você fazer a portabilidade. O serviço é gratuito. Confira como fazer a portabilidade Claro:

  • SMS – envie mensagens do chip da Claro para o número 1970, informando o número que deseja fazer a portabilidade (DDD sem o zero + o número)
  • Site da Claro – acesse o site Claro, escolha seu plano e selecione a opção contratar. Se preferir, vá direto ao site da operadora
  • Loja Claro – vá até uma loja Claro em sua região e fale com um atendente.
  • Telefone: Televendas: 0800 8787 913, ou pelo WhatsApp (11) 99991-0621

Ao solicitar a portabilidade através do site da Claro ou por SMS, é preciso informar seu CPF.

Como fazer a portabilidade para TIM?

Se o plano que você quer contratar é da TIM, veja como fazer a portabilidade do seu número e saiba que esse serviço é gratuito.

Se optar por um plano Pós ou Controle, por exemplo, é possível fazer a contratação pelo atendimento online, no site da empresa, ou pode entrar em contato pelo telefone 0800 8787 913 ou ainda pode ir presencialmente a loja TIM mais próxima.

Lembre-se de levar RG e CPF originais do titular, comprovante de residência e fatura de sua operadora atual para concluir a portabilidade TIM.

Como fazer portabilidade para Vivo?

Também na Vivo a portabilidade é gratuita para telefones móveis. Já para a telefonia fixa, você deverá pagar pelo valor da instalação. O serviço de portabilidade funciona como nas demais operadora, você precisará adquirir um chip da Vivo, com um novo número que será substituído pelo seu.

Você pode contratar o plano pelo site da operadora, na loja online, se for Pós-pago ou Controle. Para contratar um planos Pré-pago e Fixo, é preciso ir até uma loja da Vivo e solicitar a portabilidade.

Lembre-se de levar RG, CPF originais e comprovante de residência para concluir o processo de portabilidade Vivo.

Como fazer portabilidade para OI?

Se o plano escolhido for um Oi Pré-pago, basta comprar um chip Oi e ativá-lo. A partir da ativação, será possível fazer a portabilidade através do próprio aparelho, enviando um SMS para 27531 do seu novo chip com a palavra PORTAR junto com o DDD e o seu número atual.

Em seguida, você receberá um código de verificação no seu chip da operadora do seu antigo número. Então é só seguir o passo a passo das mensagens de SMS, que receberá no seu celular, para concluir o processo.

Se sua opção for o Plano Oi Controle ou Oi Pós, você precisará comprar um chip e deverá ativá-lo em uma loja Oi, apresentando seus documentos RG e CPF originais e comprovante de residência.

O serviço de portabilidade Oi é gratuito e leva em média 3 dias para ser concluído.

Anúncio - papernest agente autorizado

Comentários

bright star bright star bright star bright star grey star