Em nossas residências, empresas e em muitos locais públicos com internet disponível, a conexão através dos cabos de rede está se tornando cada vez mais rara. Isto se deve ao surgimento e popularização do sinal Wifi, que permite muito mais mobilidade e comodidade aos usuários.

O Wifi nos deixa livres para conectar sem fio, apenas usando um roteador que distribui o sinal pelo ambiente, para que ele seja identificado por notebooks, celulares, tablets, Smart TVs e outros dispositivos.

Porém, não é sempre que conseguimos um Wifi de qualidade, pois vários fatores podem enfraquecer o sinal ou mesmo torná-lo invisível para alguns dispositivos. Mas este problema tem solução, desde que algumas dicas de instalação e utilização sejam seguidas à risca.

Onde instalar o roteador wifi?

Muitas pessoas querem esconder o roteador wifi, ou colocá-lo no lugar mais discreto possível. Pois, suas luzes piscando e os cabos de fibra e energia ligados a ele podem incomodar um pouco e trazer um aspecto bagunçado para o ambiente.

Não esconda o roteador

O roteador não foi feito para ficar totalmente invisível. Ele propaga ondas pelo ar, e para que elas cheguem com qualidade até nossos aparelhos, é preciso escolher com precisão seu local de instalação.

O sinal Wifi se espalha em todas as direções, mas tem um alcance limitado e que ainda pode sofrer diversas interferências, então, ao contratar sua internet, é preciso observar se o responsável pela instalação vai seguir algumas dicas básicas:

  • Coloque o roteador em um cômodo central da casa, para que o sinal possa se propagar igualmente em todas as direções;
  • Não instale o equipamento muito alto ou muito baixo, o ideal é que ele fique na altura dos ombros ou da cintura;
  • Prepare o local de instalação para que nada obstrua a propagação do sinal.

Seguindo apenas essas três instruções, é provável que o seu sinal Wifi tenha uma grande melhora.

O que pode interferir no sinal do roteador?

Com os cabos de rede, se você queria levar internet de um quarto da casa para outro, provavelmente seria preciso instalar canaletas para passar os cabos, furar buracos nas paredes e muito mais.

Com o sinal Wifi não é preciso fazer nada disso, mas as paredes continuam representando um sério obstáculo e, ao atravessá-las, o sinal perde um pouco de qualidade. Então, é preciso ficar atento à quantidade de cômodos pelos quais a rede precisará passar para chegar até você.

Além disso, existem outras coisas que podem prejudicar a sua rede de internet:

  • Roteadores instalados dentro de caixas ou móveis;
  • Dispositivos eletrônicos perto do roteador também interferem no sinal, como microondas, rádios, caixas de som e equipamentos não homologados;
  • Espelhos refletem o sinal, prejudicando sua propagação ideal;
  • Portas fechadas também não ajudam o seu roteador;
  • Até mesmo a água pode interferir no sinal. Então, não instale seu equipamento perto de fontes ou aquários.

Agora você deve estar pensando que, com tantas possibilidades de interferência, talvez seja melhor voltar aos cabos de rede. Mas, fique tranquilo; mesmo com todos esses obstáculos, nada supera as melhorias que o sinal Wifi trouxe para a nossa vida.

E basta que você fique atento aos itens acima que sempre terá uma boa qualidade de internet.

Como saber se o sinal Wifi está fraco?

Você está pensando que o sinal Wifi de sua casa está deixando a desejar? Mas antes de tomar qualquer atitude é preciso ter certeza que o sinal realmente está fraco.

Pois, uma conexão ruim também pode ser culpa de seu provedor de internet, que não está entregando a velocidade contratada.

Para tirar esta dúvida, siga o tutorial abaixo:

  1. Usando um computador ou notebook, conecte-se ao roteador com um cabo de rede.
  2. Faça o teste de velocidade da nossa página. Basta rolar a página até “Teste sua conexão” e clicar em “Iniciar teste”;
  3. Aguarde a geração do relatório e anote os resultados;
  4. Depois, já conectado apenas na rede Wifi, repita o teste;
  5. Compare os resultados.

Caso ambas as medições tenham valores ligeiramente parecidos, pode ser um indício de que você deve entrar em contato com seu provedor de internet, pois ele não está entregando o prometido.

Mas, se o resultado obtido com o cabo de rede for muito maior que aquele realizado com a rede wifi, pode significar que sua rede Wifi está fraca. Mas atenção, isso só deve ser considerado caso a diferença seja muito grande e esteja prejudicando sua experiência. Já que resultados diferentes são comuns nos dois tipos de medição.

Então, se descobrir que o seu sinal Wifi está fraco, você deve tomar algumas atitudes para melhorar a situação. Falaremos mais sobre isso nos tópicos abaixo.

Como ampliar o sinal Wifi?

Para melhorar e ampliar o wifi de sua residência, existem algumas dicas a serem seguidas. Tente fazer a maioria delas; com certeza sua conexão vai melhorar muito e permitir que você faça de tudo na internet, mesmo sem estar diretamente conectado com um cabo de rede.

1. O roteador deve ser o rei do cômodo

Já falamos brevemente sobre isso nos itens anteriores, mas é preciso enfatizar, pois esta dica é muito importante.

Jamais instale seu roteador em um ponto onde ele disputará espaço com outros objetos.

Ao redor dele deve haver uma área totalmente livre, para não atrapalhar o início da propagação do sinal.

Embora muitos queiram escondê-lo, a verdade é que quanto mais visível o equipamento estiver, melhor será o seu desempenho.

Também é importante tomar cuidado com as paredes. Sabemos que não há muito o que possamos fazer em relação a este problema, mas se puder colocar o roteador de forma que ele fique mais próximo de um corredor, por exemplo, o sinal chegará aos outros cômodos com muito mais força.

2. Desligue os equipamentos em algum momento

Esta dica é muito usada pelas operadoras de internet quando ligamos para reclamar da qualidade do serviço e, na verdade, faz algum sentido.

Os equipamentos como os roteadores e modem foram feitos para resistir a longos períodos conectados. Por isso há pessoas que os mantêm na tomada 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Porém, após meses e até anos ligados sem parar, o aquecimento destes aparelhos pode atrapalhar a performance.

Então, sempre que puder, desligue o roteador pelo menos por alguns minutos. Não precisa interromper a utilização da internet para fazer isso, o ideal é que você escolha um momento em que ninguém está utilizando: quando todos estiverem dormindo ou quando todos forem sair de casa.

3. Use equipamentos com a frequência adequada

Dica importante

Os roteadores funcionam em duas frequências: 2,4 Ghz e 5 Ghz. Já adiantamos que a melhor escolha é um equipamento dual-band, ou seja, que funciona nas duas frequências.

Isto é muito importante pois, um roteador de 2,4 Ghz tem uma capacidade de transmissão de dados menor, o que representa velocidades mais baixas. Outro aspecto negativo é que ele é muito mais propício a sofrer interferência de aparelhos de micro-ondas, câmeras de segurança, portões automáticos e até de outras redes wifi.

A única vantagem dessa frequência é que ela propaga o sinal por distâncias maiores e pode atravessar mais facilmente obstáculos sólidos, como paredes.

Já um aparelho de 5 Ghz não tem tanta facilidade para levar o sinal através de paredes, mas ele compensa com uma velocidade maior e sofre menos interferências.

Por todos esses detalhes, o roteador dual-band é a melhor pedida.

4. Compre aparelhos modernos

Não é apenas o roteador que interfere na qualidade do sinal wifi. Equipamentos como celulares, notebooks e outros, também devem contar com as melhores tecnologias para garantir uma conexão estável e rápida.

Então, antes de comprar um novo dispositivo eletrônico, pesquise sobre o tipo de conexão que ele oferece.

5. Evite sobrecarregar seu roteador

Certifique-se de que a quantidade de aparelhos conectados é adequada para a internet contratada. Pois, muitos aparelhos usando a internet ao mesmo tempo podem dar a impressão de que há um problema com o sinal Wifi, quando na verdade a rede não é suficiente para tantas conexões simultâneas.

Este problema pode ser resolvido com a contratação de um plano de internet mais robusto.

Porém, existem situações em que seu wifi pode estar sendo usado sem o seu consentimento. Muitas vezes, o roteador é capaz de propagar suas ondas para além dos limites da residência, e alguém com conhecimento sobre estes aparelhos pode conseguir desbloquear sua rede e usá-la gratuitamente.

Então, troque sua senha periodicamente e escolha uma combinação forte. Além disso, sempre verifique com o fabricante de seu roteador se há alguma atualização de software.

Compara e Poupa

Nossa equipe de especialistas preparou diversos artigos para comparar as melhores ofertas de internet banda larga e internet ilimitada em diversas regiões. Seja internet residencial por conexão fibravia rádio ou internet rural. Conheça os melhores provedores de internet e as útimas tecnologias como o Wifi 6. Além disso, te ajudamos se preferir um plano de internet móvel ilimitada ou mesmo encontrar um hotspot com Wifi grátis.

O que é tecnologia Mesh?

Outra forma de melhorar seu sinal Wifi é usando a tecnologia Mesh. Ela está se tornando cada vez mais popular para manter uma boa qualidade de conexão em ambientes muito grandes ou com muitos obstáculos. É a solução ideal para quem já tentou de quase tudo e não conseguiu melhorar o Wifi.

A ideia por trás da tecnologia Mesh é bastante simples. Temos um roteador principal e alguns módulos, que são espalhados em locais estratégicos para levar sinal de qualidade a todo o ambiente.

Para que se tenha uma rede Mesh é preciso pelo menos 2 módulos. Estes equipamentos são inteligentes e não funcionam apenas como um mero repetidor de sinal. Cada módulo atua como se fosse o próprio roteador, o que garante que a conexão continue estável e com boa velocidade.

Ao andar por um ambiente com rede Mesh, o próprio sistema identifica qual é o melhor módulo para você se conectar e faz a troca automaticamente.

Uma opção para quem gostou desta possibilidade é comprar os equipamentos da Twibi Wi-Fi 5 Mesh.

Qual o melhor repetidor de sinal wifi?

Dica

Uma solução rápida para melhorar seu sinal de wifi é a instalação de um repetidor de sinal. Ao contrário dos equipamentos da rede Mesh, um repetidor de sinal não trabalha de forma inteligente funcionando como se fosse o próprio roteador.

Como o próprio nome já diz, ele apenas repete o sinal, o que significa, em termos práticos, que ele capta o sinal do roteador e o duplica, aumentando seu alcance.

Embora o equipamento possa oferecer uma solução para ambientes grandes e com obstáculos, é preciso ficar atento à principal desvantagem destes produtos: ao duplicar o sinal, ocorre uma perda significativa da velocidade.

Porém, se você está enfrentando uma situação em que precisa usar a internet em um lugar da casa onde o sinal do roteador não chega, o repetidor de sinal pode sim ser uma boa solução.

Existem muitas opções no mercado e separamos as três melhores.

1. Repetidor Xiaomi Pro

Este repetidor atinge velocidades de até 300 Mb e suas 2 antenas externas garantem um longo alcance e uma boa performance ao atravessar obstáculos. Ele funciona na frequência de 2,4 Ghz e suporta até 64 dispositivos conectados simultaneamente.

Além disso, o equipamento é pequeno e discreto, cabendo na palma da mão.

2. Repetidor Wifi TP-link Expansor

Este equipamento atinge velocidades de 300 mb, pode ser ligado diretamente na tomada, sendo muito pequeno e discreto. Funciona na frequência de 2,4 Ghz.

3. Repetidor Wifi dual band TP-link

Esta é uma das melhores opções do mercado. O repetidor funciona nas frequências de 2,4 e 5 Ghz e atinge velocidades de até 1300 mb. Suas três antenas externas auxiliam na propagação do sinal por longas distâncias.

Quanto custa um repetidor de sinal Wifi?

Estes equipamentos possuem valores extremamente variáveis, por isso é muito importante levar em consideração outros requisitos ao escolher o seu.

Verifique qual é o tipo de repetidor de sinal mais recomendado para sua casa. De forma geral, é possível encontrar no mercado preços que variam de 70 a 1200 reais.

No caso dos equipamentos que mencionamos acima, você pode encontrá-los atualmente na média de preços que indicamos na tabela abaixo.

Equipamento Valor
Repetidor Xiaomi Pro R$ 87,00
Repetidor Wifi TP-link Expansor R$ 129,00
Repetidor Wifi dual band TP-link R$ 459,00

Como dica final, caso você tenha tentado todas as técnicas oferecidas neste texto e não conseguiu melhorar seu sinal de internet, recomendamos que procure um especialista.

Muitas vezes, o próprio provedor de internet pode enviar um profissional até sua residência para verificar a situação.

Comentários

bright star bright star bright star bright star grey star