Como fazer portabilidade para Vivo?

Anúncio - papernest agente autorizado

Resumo: Você deseja sair de sua operadora atual e tornar-se cliente vivo, mas não quer alterar seu número? Pois saiba que você pode fazer a portabilidade Vivo e manter o mesmo número que todos já conhecem. Neste artigo, vamos lhe ensinar o passo a passo para recorrer a esse serviço.

Há algum tempo não era possível fazer a portabilidade Vivo, então, se você ficava insatisfeito com a sua operadora atual e desejava contratar os serviços de outra empresa, tinha que comprar um novo chip com um número diferente. O que era um grande problema, pois você já tinha estabelecido uma rede de contatos com o número antigo e, se mudasse, precisaria sair avisando a amigos, familiares ou clientes sobre a alteração.

Essa dificuldade, muitas vezes, fazia a pessoa desistir da mudança e continuar com a operadora com a qual não estava feliz.

Mas, para a nossa sorte, os tempos mudaram e hoje, se você conhece os planos da Vivo e quer contratá-los sem perder seu número, é só pedir a portabilidade Vivo. O serviço é rápido, prático e você não precisa se preocupar com nada. Além disso, é um direito do consumidor, e sua operadora atual não pode de forma alguma se recusar a liberar o número.

Como fazer portabilidade para Vivo?

Para fazer portabilidade para a Vivo, você precisa fazer a solicitação com a própria Vivo, e o melhor é que não é necessário fazer nenhum procedimento burocrático, pois a operadora resolve tudo. Basta preencher as informações solicitadas e aguardar o fim do processo.

Uma breve História da portabilidade

A portabilidade só foi dar seus primeiros passos no Brasil em 2007, quando o Regulamento Geral da Portabilidade foi aprovado.  Mas os clientes não puderam ter acesso ao serviço imediatamente.

Seguiu-se um longo período até que as empresas se adaptassem à nova opção e, em março de 2009, o serviço entrou em pleno funcionamento.

A nova possibilidade deixou escancarada a insatisfação de muitos usuários com suas empresas de telefonia, pois em um período de 10 anos, 50 milhões de linhas foram migradas.

O número mais impressionante ocorreu em 2019, e mostrou que mesmo tanto tempo depois da portabilidade ser autorizada, ainda havia pessoas indecisas sobre o melhor serviço. Neste período, ocorreu a migração de mais de 10 milhões de linhas.

A Vivo portabilidade recebeu boa parte destes números e, apesar das mudanças expressivas, o cenário é mais animador, pois o consumidor final tem direito de escolha.

Então, as empresas que querem manter seus clientes precisam criar formas de fidelizá-los, o que as leva a melhorar o serviço e o atendimento de forma geral, além de criar muitas promoções e planos cada vez mais competitivos.

A ideia é que o processo de portabilidade Vivo seja cada vez menos burocrático e conhecido por mais pessoas. Pois ainda hoje há clientes acreditando que solicitar o serviço é algo complexo, cheio de trâmites confusos e que leva muito tempo.

Quando todos souberem dos direitos que possuem, a portabilidade se tornará ainda mais comum, e quem ganha com isso é o consumidor, que poderá exigir da empresa um tratamento respeitoso e um bom custo-benefício, sob pena de ir procurar um melhor tratamento na concorrência.

E, com certeza, a  portabilidade Vivo estará em suas opções quando quiser trocar de operadora, então confira abaixo outros detalhes importantes do serviço.

Por onde posso pedir a portabilidade Vivo?

Para a sua comodidade, é possível pedir a portabilidade Vivo por diversos meios:

  • Loja online da Vivo;
  • Em uma loja física da Vivo;
  • Ligando no número 142 para deficientes auditivos;
  • Ligar de outro telefone para 1058;
  • Ligar através de um número Vivo para *8486;
  • Os clientes Vivo Fixo devem ligar para 10315.

Vale lembrar que independente da opção escolhida para ter acesso a Portabilidade Vivo, é de suma importância ter em mãos alguns documentos, como:

  • Carteira de identidade;
  • CPF;
  • Número para o qual gostaria de solicitar a portabilidade.

Como pedir portabilidade para um plano pós ou controle?

A portabilidade para Vivo Controle e Vivo Pós funciona da mesma forma. E, se você solicitar o serviço pela loja online, ainda ganha 5GB de bônus por 12 meses.

Veja como o passo a passo é extremamente simples:

  1. Selecione seu plano preferido e clique em “Assine Já”, depois escolha a opção “Manter meu número”;
  2. Insira o número para o qual você quer portabilidade e complete o restante das informações;
  3. Preencha o endereço e aguarde a chegada do seu chip Vivo com o mesmo número.

Confira a disponibilidade e ofertas de internet na sua região.

Comparador

Anúncio - papernest agente autorizado

Como fazer portabilidade Vivo Easy?

O Vivo Easy é o plano pré-pago da Vivo que permite total controle dos serviços contratados, tudo através de um aplicativo.

E se você está em outra operadora e deseja usar este serviço e manter o número, siga os passos:

  1. Compre um chip da Vivo;
  2. Baixe o aplicativo Vivo Easy e monte seu plano;
  3. Entre em contato com a Vivo e informe o número para o qual você quer a portabilidade;
  4. Quando o processo for concluído, o número Vivo que você comprou será automaticamente substituído pelo seu número antigo.

Vivo Pré Portabilidade

A portabilidade do chip Vivo Pré Turbo funciona quase da mesma forma, basta comprar um chip Vivo, entrar em contato com a operadora e fazer a solicitação.

Como fazer portabilidade Vivo Fixo?

A forma mais comum de pedir portabilidade Vivo Fixo é indo até uma loja Vivo, tendo em mãos as informações da linha e seu comprovante de endereço.

Você também pode ligar para o número 103 15 e fazer a solicitação.

Como fazer portabilidade Vivo SMS?

Existe outra forma bem simples e eficaz de trazer seu número para a Vivo. Para isso basta enviar algumas mensagens:

  1. Compre um chip Vivo;
  2. Depois de instalar o chip, envie um SMS com seu número de outra operadora para 7876;
  3. Espere até receber uma mensagem perguntando se você quer fazer a portabilidade;
  4. Responda “SIM”;
  5. Seu pedido de portabilidade Vivo SMS será registrado. Basta aguardar de 2 a três dias.

O que eu preciso saber antes de pedir a portabilidade Vivo?

Antes de solicitar o serviço, é importante ficar atento a alguns detalhes:

  • Suas pendências com a operadora antiga não serão canceladas;
  • Se você tiver um plano ativo com a outra operadora, verifique se eles cobrarão multa ao cancelar;
  • Você só pode pedir portabilidade Vivo para números do mesmo DDD.

Outro ponto importante a considerar na hora de pedir portabilidade Vivo é estar certo de que você realmente deseja fazer a mudança. Pois, muitas vezes ao passar por algum momento de raiva junto a nossa operadora, decidimos mudar para outra.

Mas, mesmo que a portabilidade seja um processo extremamente simples, ninguém vai querer ficar mudando a toda hora, pois o melhor é estar em uma operadora na qual tenhamos identificação e um sentimento de plena satisfação.

E cada operadora tem um perfil, oferece planos distintos que podem servir para alguns clientes e não para outros. Então, antes de solicitar a portabilidade Vivo certifique-se de que a operadora oferece tudo o que você precisa.

Entre no site e navegue pelos menus. A Vivo tem planos muito completos e há grandes chances de ser a operadora certa para você.

Quanto eu pago para fazer portabilidade Vivo?

Você não pagará nada, então desconfie se alguém lhe oferecer o serviço e quiser fazer cobranças.

A Anatel permite que a operadora que receberá o número cobre pelo serviço, mas atualmente a Vivo disponibiliza a portabilidade gratuitamente. É uma forma de atrair ainda mais clientes e mostrar a confiança da operadora em seus serviços.

A operadora antiga pode negar o pedido de portabilidade?

Atenção!

A operadora não pode impedi-lo de fazer a migração para a concorrente, desde que tudo seja feita nos termos da lei.

Porém, existem algumas situações que vão além do simples desejo da operadora em manter o cliente, e nestes casos específicos, a empresa pode sim se recusar a liberar o número.

Então, para evitar dores de cabeça, antes de pedir a portabilidade Vivo, tenha certeza que não se enquadra em um dos seguintes casos em que o procedimento não será autorizado:

  • Linha inativa ( cancelada ou suspensa). Neste caso, o cliente precisa verificar com sua operadora atual se é possível reativar a linha. Em caso positivo, ele pode procurar a Vivo em seguida e solicitar a portabilidade.
  • Se o CPF informado para a nova operadora não for o mesmo registrado na operadora antiga com o número que se quer migrar;
  • Se o número estiver registrado em um CNPJ na operadora atual, e o cliente quiser trazê-lo para a Vivo em um CPF. Neste caso, é necessário conversar primeiro com a operadora atual e solicitar a mudança do documento referente ao número.

Mas não é só a operadora que pode impedir a solicitação. Há casos em que a ABR Telecom,  que administra a portabilidade numérica no Brasil, pode negar o pedido:

  • Quando os dados informados estão incompletos ou errados. Por isso, tenha certeza de sempre apresentar a documentação da melhor maneira possível, para que o seu número fique protegido e você consiga finalizar o procedimento;
  • Caso exista outro pedido de portabilidade para o mesmo número, seja na Vivo ou em outra operadora;
  • Caso o cliente solicite a portabilidade de um telefone móvel para um fixo ou vice-versa. Este tipo de procedimento não é permitido. A portabilidade só ocorre entre serviços iguais;
  • Quando a portabilidade é solicitada para um DDD diferente;
  • Quando a solicitação é para um número que já esteja em posse da Vivo.

 

Mais sobre os planos Vivo:


Utilize nosso comparador e descubra a melhor oferta de internet. Economize até R$200,00/ano em suas faturas.

Anúncio - papernest agente autorizado

FAQ

Como acompanho meu pedido de portabilidade Vivo? 🤔

Está ansioso para fazer parte da Vivo e quer saber se está tudo certo com o seu pedido de portabilidade?

Você pode acompanhar o processo pelo site da Vivo.

É só inserir o CPF, seu número de telefone e o protocolo recebido ao fazer a solicitação. Depois de preencher as informações, faça a consulta de portabilidade.

Qual o telefone para acompanhar a portabilidade Vivo? 📞

Se você não conseguir acompanhar o processo pelo site, ou se tiver algum problema ou dúvida, pode ligar gratuitamente para a central de relacionamento Vivo *8486.

Qual o prazo para concluir a portabilidade Vivo? 📅

O processo de portabilidade da Vivo é bem rápido, podendo ser concluído de 2 a 3 dias úteis.

No momento do pedido, você também pode agendar a data em que deseja transformar o seu número de outra operadora em um número Vivo.

Atualizado em 7 jan, 2022

redaction Redação
Redactor

Júlio César

Redator Telecomunicações

Comentários

bright star bright star bright star bright star grey star