Portabilidade Claro

Com o ingresso de várias operadoras no mercado de telefonia, surgiu o serviço de portabilidade. Trata-se de uma facilidade que permite ao cliente manter o número de celular ou telefone fixo que possuir, independentemente do novo plano da operadora que contratar.

No Brasil, o serviço de portabilidade telefônica teve início em 2008, com a finalidade de facilitar ao consumidor a contratação de planos ou serviços com melhores preços, sem ter de trocar o número ao mudar de operadora.

O que é portabilidade Claro?

A portabilidade Claro permite que o usuário do serviço de telefonia fixa ou móvel leve seu número para a operadora, de forma simples e prática. Para que o processo ocorra, é necessário observar alguns critérios.

É preciso ter a titularidade, estar com o número ativo, sem contas em aberto, solicitar o mesmo tipo de serviço (fixo-fixo, móvel-móvel), mantendo o mesmo código de área (DDD). Em seguida, é preciso comprar um chip da Claro e escolher um plano de sua preferência: claro controle, claro flex, claro pós ou claro prezão.

Outra dica importante: se você quer fazer a portabilidade de um número pós-pago, primeiramente verifique com a operadora atual se o seu contrato tem alguma cláusula de fidelidade ainda a cumprir. Assim evita multas de quebras de contratos.

A Claro disponibiliza alguns meios para você fazer a portabilidade. Confira:

  • SMS – envie mensagens do chip da Claro para o número 1970, informando o número que deseja fazer a portabilidade (DDD sem o zero + o número)
  • Site da Claro – acesse o site Claro, escolha seu plano e selecione a opção contratar. Se preferir, vá direto ao endereço: www.claro.com.br/celular/portabilidade
  • Loja Claro – vá até uma loja Claro em sua região e fale com um atendente.
  • Telefone: Claro, Televendas: 0800 720 1234, ou pelo WhatsApp (11) 99991-0621

Ao solicitar a portabilidade através do site da Claro ou por SMS, é preciso informar seu CPF.

Quanto custa portabilidade Claro?

O serviço de portabilidade Claro é gratuito. Se você ainda não é um cliente Claro e pretende levar seu número para a operadora, entre no site da Claro e verifique os planos de telefonia fixa ou móvel que atendem suas necessidades. O valor de cada plano está relacionado com o tipo de serviço oferecido.

Como fazer portabilidade para Claro?

O primeiro passo para iniciar o processo de portabilidade para a Claro é adquirir um chip da operadora. Para realizar a portabilidade para um plano Claro pré-pago, compre um chip pré-pago e instale em seu aparelho. Veja as instruções:

  • Remova o chip da sua operadora e habilite o chip da Claro.
  • Envie um SMS do chip da Claro para o número 1970, informando o número que deseja fazer a portabilidade, com o DDD (sem o zero) + o número.
  • Você receberá um SMS solicitando o CPF do titular da linha. Responda, informando o CPF.
  • Retire o chip da Claro e coloque de volta o chip de sua operadora. A Claro enviará um código de segurança para esse chip. Anote o código e remova o chip.
  • Coloque novamente o chip da Claro e envie o código de segurança recebido para o número 1970.

Após ter concluído o processo, você receberá um SMS com o número de protocolo de solicitação da portabilidade.  Quando já tiver a portabilidade Claro pré pago, você poderá obter a portabilidade Claro Flex. Baixe o app Claro Flex e escolha o plano que for melhor para seu perfil.

Para realizar a portabilidade para planos controle e pós-pagos, entre no site da operadora e veja as opções de planos disponíveis.

Caso já seja um cliente Claro e tenha um telefone fixo de outra operadora, você pode ter descontos e vantagens se fizer a portabilidade Claro fixo. Os que ainda não são clientes da Claro também podem contar com este serviço. Basta entrar em contato pelo 10621.

Quanto tempo demora portabilidade Claro?

O processo de portabilidade Claro é rápido. Depois da solicitação, leva até três dias úteis para ser realizado. Pelo site da Claro/portabilidade, é possível acompanhar as informações sobre o andamento do processo e verificar o prazo previsto da portabilidade de sua linha.

Atendimento portabilidade Claro

Se tiver dúvidas ou quiser tratar de assuntos sobre a portabilidade Claro, ligue 1052.

Cancelar portabilidade Claro

Para cancelar o serviço de portabilidade, entre em contato pelo telefone 106 99.

Atualizado em 5 out, 2021

redaction Redação
Redactor

Daniela L.

Especialista em Telecomunicações

Comentários

bright star bright star bright star bright star grey star