Como fazer portabilidade para Claro?

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Resumo: Neste artigo te apresentamos as principais maneiras de realizar a portabilidade Claro aproveitando todas as vantagens e bônus de uma das principais operadoras do Brasil.

Com o ingresso de várias operadoras no mercado de telefonia, surgiu o serviço de portabilidade Claro. Trata-se de uma facilidade que permite ao cliente manter o número de celular ou telefone fixo que possuir, independentemente do novo plano da operadora que contratar.

No Brasil, o serviço de portabilidade telefônica teve início em 2008, com a finalidade de facilitar ao consumidor a contratação de planos ou serviços com melhores preços, sem ter de trocar o número ao mudar de operadora.

O que é portabilidade Claro?

Portabilidade Claro

A portabilidade para a operadora Claro permite que o usuário do serviço de telefonia fixa ou móvel leve seu número para a operadora, de forma simples e prática. Para que o processo ocorra, é necessário observar alguns critérios.

É preciso ter a titularidade, estar com o número ativo, sem contas em aberto, solicitar o mesmo tipo de serviço (fixo-fixo, móvel-móvel), mantendo o mesmo código de área (DDD). Em seguida, é preciso comprar um chip da Claro e escolher um plano de sua preferência: Claro Controle, Claro Flex, Claro Pós ou Claro Prezão.

Outra dica importante: se você quer fazer a portabilidade de um número pós-pago, primeiramente verifique com a operadora atual se o seu contrato tem alguma cláusula de fidelidade ainda a cumprir. Assim evita multas de quebras de contratos.

A Claro disponibiliza alguns meios para você fazer a portabilidade. Confira:

  • SMS – envie mensagens do chip da Claro para o número 1970, informando o número que deseja fazer a portabilidade (DDD sem o zero + o número)
  • Site da Claro – acesse o site Claro, escolha seu plano e selecione a opção contratar. Se preferir, vá direto ao endereço: www.claro.com.br/celular/portabilidade
  • Loja Claro – vá até uma loja Claro em sua região e fale com um atendente.
  • Telefone: Claro, Televendas: 0800 8787 913, ou pelo WhatsApp (11) 99991-0621

Ao solicitar a portabilidade através do site da Claro ou por SMS, é preciso informar seu CPF.

História da Portabilidade

Já mencionamos anteriormente o momento em que o processo de portabilidade começou no Brasil, mas como este é um tema de extrema importância, chegou a hora de entender melhor como se deu essa mudança e qual a participação da Claro neste processo.

Se você já pediu o serviço de portabilidade em algum momento, deve ter percebido como tudo é simples e rápido. Mas nem sempre foi assim.

Como era o processo?

Há algum tempo, se você ficava insatisfeito com sua operadora ou recebia uma proposta melhor, a empresa não era obrigada a permitir que você usasse o mesmo número na concorrente.

Esta realidade gerava transtornos imensos, pois aqueles que tinha comprado a linha há meses ou anos, provavelmente passaram seus dados de contatos para diversos familiares, amigos e colegas de trabalho. Assim, se ele quisesse ir para outra operadora, tinha que comprar um número novo e atualizar todos os seus contatos.

É claro que essa mudança era extremamente burocrática, ainda mais quando não tínhamos tantas redes sociais e internet de qualidade para facilitar a comunicação. Então,  ao mudar de número, corria-se o risco de perder contato com algum conhecido mais distante.

Com esses grandes empecilhos, muita gente preferia manter-se em sua operadora, mesmo estando insatisfeito e até pagando mais caro, pois não havia qualquer possibilidade de um serviço como a portabilidade Claro.

Mas essa realidade começou a mudar em 2007, quando o regulamento da Portabilidade foi aprovado. Depois disso, as operadoras tiveram que se adaptar as novas regras, em um processo gradual que durou até março de 2009.

Portabilidade Claro

Números da portabilidade

Desde que a portabilidade foi legalizada, mais de 50 milhões de pessoas fizeram este processo. Mas foi em 2019 que os número realmente surpreenderam, já que mais de 10 milhões de pessoas fizeram portabilidade naquele ano.

Os principais motivos da mudança são problemas com a operadora atual e desejo de experimentar serviços que parecem mais atrativos.

E neste quesito, a Claro portabilidade se destaca, pois em uma pesquisa realizada pela Anatel, em que foram levados em consideração os dados de vários anos desde que o serviço está ativo, a Claro aparece em primeiro lugar entre as operadoras que mais receberam clientes oriundos da portabilidade.

Sendo que, em 2017 e 2018, esses números chegaram a ser o dobro da segunda colocada.

O resultado mostra que a Claro tem conseguido realizar um bom trabalho para conquistar e fidelizar clientes.

Preciso falar com minha operadora atual que estou fazendo portabilidade para a Claro?

A resposta é não, mas talvez nem todo mundo saiba disso, o que seria um dos motivos para o número de pedidos de portabilidade Claro não ser ainda maior.

Muitos usuários acreditam que além de falar com a operadora de destino, que provavelmente os receberá bem e tentará facilitar o processo, também terão que falar com a operadora atual que irá dificultar as coisas.

Mas isso não é verdade. Não haverá ligações para a operadora atual, nem visitas a lojas, longas conversas com atendentes e longas esperas. Este tipo de processo, que costuma causar arrepios nos usuários de telefonia, foi totalmente impossibilitado no processo de portabilidade.

Sobre a portabilidade

Uma vez que você faz a solicitação com a operadora para a qual deseja ir, não haverá nada que sua operadora antiga possa fazer para barrar o processo.

Então, por exemplo, se você decidiu sair da Vivo e pediu a portabilidade Claro, será a Claro que fará todo o processo, fazendo as alterações necessárias em até 3 dias úteis, sem que você precise fazer mais nada.

É claro que sempre há a possibilidade de a operadora antiga ligar para você e tentar descobrir o que aconteceu, até mesmo lhe oferecendo uma contra proposta, mas você não é obrigado a aceitar e o processo de portabilidade não será interrompido a menos que você peça.

Quanto custa a portabilidade para a Claro?

O serviço de portabilidade é gratuito. Se você ainda não é um cliente Claro e pretende levar seu número para a operadora, entre no site da Claro e verifique os Planos Claro que atendem suas necessidades. O valor de cada plano está relacionado com o tipo de serviço oferecido.

Confira a disponibilidade e ofertas de internet na sua região.

Comparador

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Como fazer portabilidade para Claro?

O primeiro passo para iniciar o processo de portabilidade para a Claro é adquirir um chip da operadora. Para realizar a portabilidade para um plano Claro pré-pago, compre um chip pré-pago e instale em seu aparelho. Veja as instruções:

  1. Remova o chip da sua operadora e habilite o chip da Claro.
  2. Envie um SMS do chip da Claro para o número 1970, informando o número que deseja fazer a portabilidade, com o DDD (sem o zero) + o número.
  3. Você receberá um SMS solicitando o CPF do titular da linha. Responda, informando o CPF.
  4. Retire o chip da Claro e coloque de volta o chip de sua operadora. A Claro enviará um código de segurança para esse chip. Anote o código e remova o chip.
  5. Coloque novamente o chip da Claro e envie o código de segurança recebido para o número 1970.

Após ter concluído o processo, você receberá um SMS com o número de protocolo de solicitação da portabilidade. Quando já tiver a portabilidade Claro pré pago, você poderá obter a portabilidade Claro Flex. Baixe o app Claro Flex e escolha o plano que for melhor para seu perfil.

Para realizar a portabilidade para planos controle e pós-pagos, entre no site da operadora e veja as opções de planos disponíveis.

Portabilidade Claro Fixo

Caso já seja um cliente Claro e tenha um telefone fixo de outra operadora, você pode ter descontos e vantagens se fizer a portabilidade Claro Fixo. Os que ainda não são clientes da Claro também podem contar com este serviço. Basta entrar em contato pelo 10621.

Quanto tempo demora a portabilidade para Claro?

O processo de portabilidade é rápido. Depois da solicitação, leva até três dias úteis para ser realizado. Pelo site da Claro/portabilidade, é possível acompanhar as informações sobre o andamento do processo e verificar o prazo previsto da portabilidade de sua linha.

Atendimento Claro

Se tiver dúvidas ou quiser tratar de assuntos sobre a portabilidade para a Claro, ligue 1052.

Cancelar portabilidade

Para cancelar o serviço de portabilidade, entre em contato pelo telefone 106 99.

Este é outro serviço interessante e que pouca gente conhece, mas a ideia da portabilidade é que você o cliente seja totalmente livre para fazer a mudança, então se houver arrependimento no meio do caminho, o processo pode ser cancelado.

Fique atento

Usando os mesmos meios que foram disponibilizados para acessar o serviço, o cliente pode cancelar um pedido de portabilidade que ainda está em andamento.

Mas cuidado, pois depois de concluído o processo, se você quiser voltar a sua operadora anterior, deve observar se o plano escolhido na nova operadora não possui alguma cláusula de fidelidade.

Este detalhe dever ser especialmente observado nos casos em que fazemos portabilidade ativando planos Controle e Pós-pago. No caso de celulares pré-pagos, você pode refazer o processo de portabilidade quando quiser.


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FAQ

Posso fazer a portabilidade Claro para telefone Fixo?

Sim. Você pode trazer seu fixo para a Claro a qualquer momento, desde que haja disponibilidade.

Devo cancelar meu plano antes de mudar?

Não é preciso. Você pode migrar seu plano junto com seu número.

O que fazer se o processo de portabilidade não for concluído?

Se houver algum problema, entre em contato com a Claro para que ela possa lhe explicar o que aconteceu.

Atualizado em 5 maio, 2022

redaction Redação
Redactor

Daniela Lima

Jornalista Telecomunicações

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