SpeedTest: Teste a velocidade da sua Internet

Anúncio - papernest agente autorizado

Resumo: Sua internet está lenta ou com problemas? Utilize nosso teste de velocidade para medir sua conexão e posteriormente solicitar suporte da sua operadora se for necessário.

A realização de um teste de velocidade é habitual para muitos internautas. Neste artigo explicaremos em detalhes o que significa o teste de velocidade e como é possível fazê-lo em alguns passos simples.

O que é o teste de velocidade?

Como a própria palavra sugere, um teste de velocidade nada mais é do que um teste de rapidez de uma conexão Wi-Fi ou de dados 3G/4G/5G, dependendo da conexão utilizada ao realizar o teste.

Teste a sua conexão



Como interpretar os resultados do teste de velocidade?

Quando você contrata um plano de Internet ou plano de celular, o provedor quase sempre indica uma velocidade de conexão teórica. A velocidade real dependerá, na maioria dos casos, de muitos outros fatores.

A maioria dos provedores informa uma velocidade de conexão de 200, 300 ou 600 Mega para fibra ótica, mas a velocidade real costuma ser menor.

Por este motivo, é interessante e útil realizar um teste de velocidade para descobrir a velocidade real da sua conexão.

Para que serve o teste de velocidade da sua conexão?

Um teste de velocidade é útil quando queremos medir a velocidade de conexão à internet, mas também para perceber como a estabilidade da conexão varia ao longo do tempo e durante o dia.

Graças aos testes de velocidade, é possível acompanhar os vários resultados obtidos e compará-los à vontade.

O que um teste de velocidade mede?

Ao realizar um teste de velocidade online temos que prestar atenção aos três principais dados apresentados pelo teste:

  1. A velocidade de download
  2. A velocidade de upload
  3. O ping

O que esses dados significam?

Vamos agora explicar de uma maneira simples o que significam os dados medidos pelo teste de velocidade, ou seja, velocidade de download, upload e ping ou tempo de latência.

Velocidade de download

A velocidade de download é uma taxa relacionada à nossa conexão de entrada, ou seja, a rapidez com que podemos baixar conteúdo para visualizar em nossos dispositivos (por exemplo, um filme em streaming, música no YouTube ou mesmo apenas visualizar uma página da web).

Quanto maior o resultado da taxa de download, mais rápido nossos dispositivos vão responder às nossas buscas e solicitações na rede. Obviamente a velocidade na web não depende apenas desse fator.

Para se ter uma ideia, uma conexão de alto desempenho para assistir streaming de vídeo HD no Netflix deve chegar a pelo menos 20 Mbps, mas para assistir a vídeos mesmo em resoluções mais baixas, 7 a 8 Mbps também são suficientes.

Confira a disponibilidade e ofertas de internet na sua região.

Comparador

Anúncio - papernest agente autorizado

Velocidade de upload

A velocidade de upload é, ao contrário, a taxa de nossa conexão de saída, ou a rapidez com que podemos enviar dados para a web com a qual estamos conectados.

Todos os arquivos, fotos, vídeos ou documentos que queremos transferir para a nuvem ou enviar via internet a um conhecido / amigo / colega são conteúdos enviados através de uma taxa de upload. Quanto menor for nossa taxa de upload, mais tempo levará para realizar a transferência de arquivos.

Outro exemplo de conteúdo que utiliza a conexão de upload é a nossa imagem em uma videochamada; nosso interlocutor do outro lado do computador / smartphone nos verá com mais definição à medida que nossa taxa de upload seja alta o suficiente para fazer upload de nosso video ao vivo na rede.

O que é ping

Finalmente, Ping representa latência, ou, simplesmente, a quantidade (em milésimos de segundos) de tempo necessário para que o seu dispositivo receba uma resposta do servidor.

O servidor é simplesmente um computador muito poderoso que fornece um serviço a outros computadores conectados.

Como interpretar os resultados do teste de velocidade?

❌Sem Conexão 0 ms
⭕Conexão ruim 30 ms
➖Conexão média 60 ms
✅Conexão boa 200 ms
⭐Conexão ótima 300 ms

Quais são os melhores testes de velocidade do mercado?

OOKLA , é o teste de velocidade que você também pode experimentar nesta página, considerado o melhor teste de velocidade de fibra do mercado.

Fast.com , é o teste de velocidade utilizado pela Netflix entre outros, é muito confiável e preciso.

Testes de Velocidade de Provedor Privado, eles são muito precisos para medir a velocidade da rede do provedor e muito úteis se você já é cliente do provedor.

Conclusão

Realizar um teste de velocidade da sua conexão à internet é útil para monitorar a saúde de sua conexão, não requer a instalação de nenhum tipo de aplicativo e depois deste artigo está ainda mais fácil. O que você está esperando?

Anúncio - papernest agente autorizado

FAQ

Qual o melhor site para testar a velocidade da internet?

Há bons sites para você conferir a velocidade de sua internet. Em Compara e Poupa temos nossa própria ferramenta para que você possa fazer o teste e medir a velocidade da sua conexão.

Como verificar quantos megas de internet eu tenho?

Os testes de velocidade apresentam informações sobre a velocidade de downloads e uploads nas conexões fixas ou móveis. Caso o valor apresentado não corresponda ao que foi contratado, é possível abrir uma reclamação na operadora ou na Anatel.

Quantos Mbps são suficientes?

Uma velocidade entre 10 e 15 Mbps (Megabits por segundo) é suficiente para atender a maioria dos usuários de internet. Caso precise baixar arquivos pesados, goste de jogar games online e tenhas muitos diapositivos, precisará cerca de 25 Mbps.

Atualizado em 12 abr, 2022

redaction Redação
Redactor

Daniela Lima

Jornalista Telecomunicações

Comentários

bright star bright star bright star bright star grey star