SpeedTest: Teste a velocidade da sua Internet

A realização de um teste de velocidade é habitual para muitos internautas. Neste artigo explicaremos em detalhes o que significa o teste de velocidade e como é possível fazê-lo em alguns passos simples.

O que é o teste de velocidade?

Como a própria palavra sugere, um teste de velocidade nada mais é do que um teste de rapidez de uma conexão Wi-Fi ou de dados 3G/4G/5G, dependendo da conexão utilizada ao realizar o teste.

Teste a sua conexão



Como interpretar os resultados do teste de velocidade?

Quando você contrata um plano de Internet ou dados, o provedor quase sempre indica uma velocidade de conexão teórica. A velocidade real dependerá, na maioria dos casos, de muitos outros fatores.

A maioria dos provedores informa uma velocidade de conexão de 200, 300 ou 600 Mega para fibra ótica, mas a velocidade real costuma ser menor.

Por este motivo, é interessante e útil realizar um teste de velocidade para descobrir a velocidade real da sua conexão.

Para que serve o teste de velocidade da sua conexão?

Um teste de velocidade é útil quando queremos medir a velocidade de conexão à internet, mas também para perceber como a estabilidade da conexão varia ao longo do tempo e durante o dia.

Graças aos testes de velocidade, é possível acompanhar os vários resultados obtidos e compará-los à vontade.

O que um teste de velocidade mede?

Ao realizar um teste de velocidade online temos que prestar atenção aos três principais dados apresentados pelo teste:

  1. A velocidade de download
  2. A velocidade de upload
  3. O ping

O que esses dados significam?

Vamos agora explicar de uma maneira simples o que significam os dados medidos pelo teste de velocidade, ou seja, velocidade de download, upload e ping ou tempo de latência.

Velocidade de download

A velocidade de download é uma taxa relacionada à nossa conexão de entrada, ou seja, a rapidez com que podemos baixar conteúdo para visualizar em nossos dispositivos (por exemplo, um filme em streaming, música no YouTube ou mesmo apenas visualizar uma página da web).

Quanto maior o resultado da taxa de download, mais rápido nossos dispositivos vão responder às nossas buscas e solicitações na rede. Obviamente a velocidade na web não depende apenas desse fator. 

Para se ter uma ideia, uma conexão de alto desempenho para assistir streaming de vídeo HD no Netflix deve chegar a pelo menos 20 Mbps, mas para assistir a vídeos mesmo em resoluções mais baixas, 7 a 8 Mbps também são suficientes.

Velocidade de upload

A velocidade de upload é, ao contrário, a taxa de nossa conexão de saída, ou a rapidez com que podemos enviar dados para a web com a qual estamos conectados.

Todos os arquivos, fotos, vídeos ou documentos que queremos transferir para a nuvem ou enviar via internet a um conhecido / amigo / colega são conteúdos enviados através de uma taxa de upload. Quanto menor for nossa taxa de upload, mais tempo levará para realizar a transferência de arquivos.

Outro exemplo de conteúdo que utiliza a conexão de upload é a nossa imagem em uma videochamada; nosso interlocutor do outro lado do computador / smartphone nos verá com mais definição à medida que nossa taxa de upload seja alta o suficiente para fazer upload de nosso video ao vivo na rede.

O que é ping

Finalmente, Ping representa latência, ou, simplesmente, a quantidade (em milésimos de segundos) de tempo necessário para que o seu dispositivo receba uma resposta do servidor.

O servidor é simplesmente um computador muito poderoso que fornece um serviço a outros computadores conectados.

Como interpretar os resultados do teste de velocidade?

❌Sem Conexão 0 ms
⭕Conexão ruim 30 ms
➖Conexão média 60 ms
✅Conexão boa 200 ms
⭐Conexão ótima 300 ms

Quais são os melhores testes de velocidade do mercado?

OOKLA , é o teste de velocidade que você também pode experimentar nesta página, considerado o melhor teste de velocidade de fibra do mercado.

Fast.com , é o teste de velocidade utilizado pela Netflix entre outros, é muito confiável e preciso.

Testes de Velocidade de Provedor Privado, eles são muito precisos para medir a velocidade da rede do provedor e muito úteis se você já é cliente do provedor.

Conclusão

Realizar um teste de velocidade da sua conexão à internet é útil para monitorar a saúde de sua conexão, não requer a instalação de nenhum tipo de aplicativo e depois deste artigo está ainda mais fácil. O que você está esperando?

Atualizado em 3 ago, 2021

redaction Redação
Redactor

Thiago B.

SEO & Marketing de Conteúdo