Ouvidoria Oi: Atendimento e Telefone

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Resumo: Você com certeza já ouviu falar, em algum momento, sobre os serviços de Ouvidoria. Mas você sabe como entrar em contato com a Oi para este tipo de demanda? Descubra todos os detalhes no texto abaixo.

O serviço de Ouvidoria é muito importante e deve existir em qualquer empresa que preza pela satisfação do cliente e quer realmente oferecer uma solução adequada. A Ouvidoria da Oi existe com o propósito de tentar ajudar os usuários em tudo o que estiver ao seu alcance.

Vamos falar sobre como este serviço funciona e o que ele realmente pode fazer por você. Você irá aprender todas as formas de entrar em contato e os dias e horários corretos para fazer isso. Também é importante saber qual é o tempo de resposta do serviço, assim você não perde tempo aguardando por uma resolução antes da hora.

E não é só isso, neste texto iremos explicar o que fazer quando a Ouvidoria da Oi falhar em resolver seu problema. Sabia que ainda é possível recorrer a outro tipo de atendimento Oi? Veja tudo isso nos tópicos abaixo.

O que é a Ouvidoria Oi?

A Ouvidoria Oi é um tipo de atendimento que tem como obrigação defender os interesses de clientes e consumidores de produtos e serviços.

Seu principal papel é receber e avaliar demandas que não foram solucionadas no atendimento principal, viabilizando um canal de comunicação que possa analisar a situação de forma imparcial e propor a melhor solução possível.

A Ouvidoria funciona como um tipo de 2ª instância, que irá julgar novamente o seu caso.

Ouvidoria Oi

Na Oi, este serviço está pautado pelos princípios da imparcialidade, transparência, confidencialidade e senso crítico, além de trabalhar respeitando rigorosamente as leis e regulamentos que regem as relações entre empresas e consumidores.

A operadora afirma o seu desejo de que os clientes sejam atendidos com atenção, respeito, dignidade e qualidade. Para isso, a Ouvidoria trabalha em busca de soluções efetivas caso a caso, acompanhando de perto o andamento das demandas.

A Oi também está sempre atenta a oportunidades de melhoria e evolução dos processos de atendimento.

Quem é o responsável pela Ouvidoria da operadora Oi?

À frente do seu time de ouvidores, a Oi tem o colaborador Adriano Paiva, que é formado em Gestão Comercial, certificação COPC (Customer Operations Performance Center) e pós-graduação em Engenharia de Produção.

Adriano tem muita experiência na área de atendimento ao cliente, principalmente em call center. Ele trabalhou na Nextel de 2016 a 2020, sendo responsável pela área de retenção, cobranças, televendas, atendimento e suporte técnico.

Na Oi, ele usa todo o seu conhecimento e experiência para continuar o trabalho de valorização do cliente, que é um dos grandes pilares da empresa.

Quando entrar em contato com a Ouvidoria da Oi?

Sempre que você tiver uma demanda que não foi solucionada pelo atendimento comum, ou que você considera que a solução oferecida foi injusta ou ineficaz, você pode reabrir a reclamação na Ouvidoria.

Seu problema receberá uma nova avaliação, feita por pessoas diferentes e que estão ali apenas para tentar encontrar soluções satisfatórias. Por isso, há grandes chances de o atendimento da Ouvidoria ser bem sucedido e resultar em satisfação.

O que preciso para entrar em contato com este serviço?

Quando decidimos entrar em contato com a Ouvidoria é porque, provavelmente, já estamos irritados e frustrados com os atendimentos anteriores.

Mas, para que você não fique ainda mais insatisfeito, é preciso estar preparado para fazer esta solicitação, assim você evita perder tempo com ligações que não trarão soluções.

Então, existem algumas coisas que você precisa saber antes de pegar o telefone:

  • Para ser atendido pela Ouvidoria Oi, você precisa ter feito contato anterior com outros canais de comunicação para resolver sua questão;
  • Antes de ligar para este serviço, não se esqueça de aguardar o prazo informado pelo atendimento comum para a solução do problema. Por exemplo, se você fez uma reclamação com o SAC da empresa e eles lhe deram um prazo de cinco dias para resolver seu problema, você não conseguirá atendimento na Ouvidoria antes da finalização deste período;
  • Ao ligar, é indispensável estar de posse do CPF e CNPJ, além dos protocolos de atendimento de outros canais da operadora, sem os quais não será possível reabrir sua reclamação;
  • Os protocolos têm validade de 180 dias. Então, se você demorar a entrar em contato com a Ouvidoria e perceber que o protocolo já está vencido, não será possível prosseguir com o atendimento. Neste caso, cliente precisará reiniciar o processo, entrando em contato com os canais clássicos de atendimento e aguardando o prazo para a solução do problema. Em caso de insatisfação, ele poderá usar o novo protocolo para reabrir o caso com a Ouvidoria.

Como a Ouvidoria Oi irá tratar o meu problema?

Assim que seu atendimento for iniciado, um novo número de protocolo será gerado. Ele pode ser consultado no site da operadora, na área do cliente.

Como funciona?

A Ouvidoria tentará solucionar o seu problema. E em grande parte das situações, é possível encerrar a demanda com uma solução positiva imediatamente.

Porém, há casos em que a questão levantada pelo cliente é muito complexa e precisa da análise de uma equipe especializada. Sendo assim, a Ouvidoria não será capaz de dar uma resposta imediata e irá informar o usuário sobre um prazo para retornar com uma solução.

Este prazo começa a contar no dia útil seguinte ao registro da reclamação.

Depois disso, você deve aguardar. Pois a Oi entrará em contato com você através dos telefones registrados no momento da solicitação. Eles farão no máximo três tentativas de contato, em três dias e horários diferentes.

Caso o prazo chegue ao fim e você, por algum motivo, não possa atender as ligações da operadora, será preciso entrar em contato com o serviço para saber qual foi a solução encontrada.

Se não for possível retornar o contato imediatamente, o cliente pode ficar tranquilo para fazer isso em um momento posterior.

Importante

Os protocolos da Ouvidoria Oi ficam armazenados e disponíveis para consulta por três anos. Assim, você pode ligar e receber informações sobre a conclusão do atendimento, as datas e horários em que as solicitações foram feitas.

Este registro também é muito importante para o consumidor recorrer aos seus direitos, caso seja necessário buscar uma solução fora da operadora.

Qual o telefone da Ouvidoria ?

Depois de receber tantas informações importantes sobre este tipo de atendimento, você com certeza já está pronto para fazer sua solicitação.

Então, tenha certeza de que reuniu todos os dados mencionados anteriormente e ligue para o número da Oi 0800 031 7923.

Qual o horário de atendimento da Ouvidoria da Oi?

A Ouvidoria Oi funciona de segunda à sexta, de 8h às 18h. Em finais de semana e feriados não há expediente.

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Quais são os números de atendimento comuns da Oi?

Caso você queira pedir ajuda à Ouvidoria, mas ainda não tenha passado pelo atendimento principal, é possível buscar uma solução pelo site da Oi, ou pelos números abaixo: todos eles irão gerar um protocolo que pode ser usado na Ouvidoria.

Central de Atendimento Oi
WhatsApp Oi (Joice) (31) 3131-3131
Central de Negociação 0800 024 5084
Oi Fibra 0800 031 8000
Banda Larga 103 31
Internet Móvel 1057
Celular *144 do seu celular Oi / 1057 de qualquer telefone
Combo *144 do seu celular Oi / 103 31 ou 1057 de qualquer telefone
Fixo 103 31
TV HD 106 31
Ouvidoria Oi 0800 031 7923
Televendas Oi 0800 8787 913

O que fazer se a Ouvidoria não resolver meu problema?

Infelizmente, a Ouvidoria não é eficaz em todos os casos. Há situações em que você vai ligar, esperar o tempo de atendimento, receber a resposta e continuar insatisfeito.

Isto gera situações muito desagradáveis, onde o impasse entre cliente e operadora é muito grande e não é possível encontrar uma solução simples.

Pode ocorrer de o cliente se sentir prejudicado, mas a empresa entender de outra forma, assim eles nunca chegam a uma solução que agrade ambas as partes.

Se você estiver enfrentando uma situação parecida e não recebeu uma explicação ou resposta da Ouvidoria Oi que o agradasse, há duas coisas que você pode fazer.

Se ainda tiver esperanças na solução do problema e confiar na empresa, o cliente pode pegar o protocolo do atendimento e entrar em contato com a Ouvidoria mais uma vez. Eles irão decidir se reavaliam o caso ou não. Se a resposta for positiva, o consumidor deve esperar por um novo período de análise.

A segunda opção deve ser usada nos casos em que você continua a se sentir muito prejudicado e não acha mais que a empresa será capaz de propor uma solução adequada. Nesta situação, o que lhe resta é entrar em contato com a Anatel.

A Agência Nacional de Telecomunicações pode analisar o caso e tomar uma decisão a seu favor. Se isso acontecer, a operadora será obrigada por lei a cumprir o que foi determinado na resposta da agência.

Como abrir uma reclamação na Anatel?

Há três formas de abrir recursos na Anatel:

  • Por telefone: Ligue para 1331;
  • Registre a situação no site: https://www.gov.br/anatel/pt-br/
  • Facilite sua vida usando o aplicativo: baixe o Anatel Consumidor.


Lembrando que registrar suas queixas na Anatel é um direito do consumidor e as empresas não podem impedi-lo de fazer isso.

Esta informação é oferecida no site da própria Oi, e por lá também é possível encontrar as formas de contato com a Anatel, o que mostra o desejo da operadora em trabalhar com transparência.


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Atualizado em 25 nov, 2022

redaction Redação
Redactor

Júlio César

Redator Telecomunicações

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