Como cancelar plano da TIM?

Anúncio - papernest agente autorizado

Anúncio - papernest agente autorizado

Resumo: A TIM oferece dezenas de planos e pacotes personalizados para seus clientes, além de ter uma das maiores coberturas do Brasil. Mas, pode acontecer do usuário não se sentir satisfeito com o plano contratado e decidir cancelá-lo. Porntato, neste artigo te explicaremos as maneiras mais fáceis para cancelar um plano da TIM.

A TIM oferece vários canais para facilitar ao cliente que decidir realizar o cancelamento do plano TIM. O motivo do cancelamento não precisa ser revelado pelo usuário, mas é importante ficar atento ao que decidirá fazer com o seu chip TIM.

Também destacamos que é possível trocar o seu plano TIM para um que seja mais interessante para você, ao invés de cancelá-lo.

De qualquer forma, nesse artigo, vamos mostrar as várias formas de fazer o seu cancelamento TIM, para que não tenha dor de cabeça no processo. Boa leitura!


Qual o número para cancelar plano TIM?

O cancelamento do plano TIM poderá ser efetuado através dos seguintes canais disponibilizados pela operadora:

Canais para cancelamento TIM Como contactar
Cancelamento TIM via site oficial Acessar o site oficial da TIM
Cancelar TIM via Aplicativo Através do Aplicativo Meu TIM
Cancelar TIM via SMS Enviando um SMS para 4199
Cancelamento TIM via fixo Ligando para o 1056
Cancelamento TIM via celular Ligando para o *144
Cancelamento TIM via loja Na Loja TIM mais próxima de você

Atenção!

O cancelamento do plano poderá demorar cerca de 2 dias úteis para ser aprovado e toda a documentação comprovando o processo deverá ser guardada.


Como cancelar um plano da TIM?

Como dissemos, há várias formas de realizar o cancelamento TIM. Os cancelamentos por ligação são realizados quando o usuário entra em contato discando o telefone da TIM *144 diretamente de seu aparelho de celular.

Em seguida ele deve aguardar para falar com um atendente ou esperar pela opção de cancelamentos que será informada dentro das opções disponibilizadas pelo canal.

Antes de fazer o cancelamento, pergunte para o atendente tudo o que acha pertinente saber. Isso é  importante para não ficar com nenhuma pendência para ser resolvida.

DICA

Uma questão interessante para questionar sobre o cancelamento do seu plano TIM seria em relação aos pagamentos futuros, por exemplo.


Cancelar um plano da TIM por SMS

Além da ligação, uma das opções que a TIM disponibiliza para realizar o cancelamento TIM é através do envio de um SMS. A seguir, mostramos o passo a passo:

  1. Escreva uma mensagem de texto para o número 4199;
  2. O texto deve começar com a palavra “CANCELAMENTO” para informar qual é o objetivo do usuário ao encaminhar o SMS;
  3. Envie o SMS;
  4. Em seguida envie outro SMS com o CPF do titular da conta e Código do Cliente presente na fatura TIM;
  5. Aguarde a resposta.

A solicitação demora cerca de 2 dias para ser aprovada pela operadora, mas é importante guardar o número de protocolo que será encaminhado via SMS pela TIM.

Confira a disponibilidade e ofertas de internet na sua região.

Comparador

Anúncio - papernest agente autorizado


Como cancelar um plano TIM na loja?

Realizar o cancelamento do seu plano TIM em uma loja física é simples, basta apenas procurar a Loja TIM mais próxima e fazer a solicitação para um dos funcionários.

Mas lembre-se que o cancelamento não é realizado no exato momento em que é efetuada a solicitação, e continuar utilizando os benefícios do plano poderá resultar em cobranças destes dias de uso.

Por isso, é interessante ficar atento na hora de solicitar o cancelamento do plano TIM. Tente descobrir o dia em que os seus benefícios serão atualizados antes de parar de utilizar o plano, porque solicitar o cancelamento antes da atualização dos benefícios vai evitar a necessidade de cobrar por mais um mês de uso.


Como cancelar TIM pelo aplicativo Meu TIM?

Por fim, outra forma de solicitar seu cancelamento é através do Meu TIM. Esse é o canal de autoatendimento online da operadora e disponibiliza um atendimento mais rápido e fácil para clientes que queriam cancelar seu plano.

E o Meu TIM também está disponível por meio de um aplicativo. Então, para cancelar um plano TIM, siga o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site ou o aplicativo Meu TIM;
  2. Escolha o seu perfil de usuário;
  3. Faça “Login” utilizando seus dados;
  4. No menu superior, selecione a aba Serviços;
  5. Clique em Serviços TIM e Assinatura de Canais de Texto;
  6. Desmarque os serviços que você não deseja mais ter e clique em Salvar.
  7. Feito!

Depois, basta conferir se o cancelamento foi realmente efetivado e, se não, você pode entrar em contato com a Central de Atendimento TIM.

Acessibilidade para deficientes auditivos

Os deficientes auditivos podem pedir maiores orientações utilizando a opção de videochamada disponibilizada dentro do site da TIM.

Essa interação é interessante para garantir que o cancelamento ocorra sem maiores transtornos. A videochamada irá acontecer em Libras e tornará o processo mais simples.

Guarde a documentação do cancelamento TIM

Toda a documentação do processo de cancelamento de plano TIM precisa ser guardada, essa dica é importante porque pode ser necessário possuir esses documentos no futuro.

Atenção!

Quando realizamos a contratação de um plano ou de uma linha, estamos efetuando a assinatura de um contrato. Esse tipo de documento possui cláusulas que precisam ser seguidas pelo usuário e pela operadora.

Analisar o contrato assinado na hora que foi realizada a contratação do plano e da linha é outra dica que vai te ajudar a efetuar o cancelamento de forma eficaz e segura.


Trocar de Plano TIM

Conforme mencionamos no início do texto, às vezes cancelar o plano pode ser uma solução drástica para um problema que não encontramos solução. Mas uma outra opção válida seria alterar o plano contratado.

A TIM tem vários planos com dezenas de benefícios, e pacotes personalizados que se encaixam exatamente com o seu dia a dia. Essa é uma forma de você tentar resolver o seu problema e ainda conseguir benefícios ou descontos por adquirir um novo plano.

Por isso, fica a sugestão para mudar seu plano TIM e conferir quais os benefícios que a TIM oferece nos outros pacotes e planos, e as vantagens de se manter cliente TIM ao invés de cancelar seu contrato.

Anúncio - papernest agente autorizado

FAQ

É possível cancelar a portabilidade da TIM?

Se você solicitou a portabilidade de sua linha fixa ou móvel da TIM e agora quer cancelá-la, o processo é simples e rápido, podendo ser concluído em até dois dias úteis. Tudo que tem a fazer é entrar em contato com a operadora pelo *144.

Ao cancelar meu plano TIM, os benefícios também são cancelados?

Quando for cancelar um plano da TIM, verifique o dia em que seus benefícios são atualizados, pois podem não ser cancelados juntamente com o plano. Cancelar o plano antes da atualização dos benefícios evita um mês a mais de cobrança.

Quanto tempo levar para cancelar um TIM?

Para realizar o cancelamento de seu plano TIM, basta se dirigir a uma loja física da operadora ou realizar o processo pelo site, por SMS ou ligando para o número *144. O cancelamento leva em média dois dias úteis para ser aprovado.

Atualizado em 14 jun, 2022

redaction Redação
Redactor

João Zabri

Especialista em Telecomunicações

Comentários

bright star bright star bright star bright star grey star