Qual a melhor operadora de celular do Brasil?

Anúncio - papernest agente autorizado

Anúncio - papernest agente autorizado

Resumo: Você sabe dizer qual é a melhor operadora de celular? Será que é a que você usa? Para ajudá-lo a resolver essa questão, vamos explicar diversos critérios que você pode analisar ao fazer sua escolha, levando em consideração dados da própria Anatel.

Se você está insatisfeito com seu plano de celular e deseja fazer a troca, vale a pena dar uma olhada em uma pesquisa realizada pela Anatel e que vai permitir que você encontre a melhor operadora de celular do Brasil.

Pois, apenas fazer sua própria pesquisa em sua região pode não ser tão satisfatório. Já que diferentes operadoras podem agradar a diferentes perfis de clientes. Então, é melhor dar uma olhada em um contexto geral que analisou critérios objetivos.

E nada pode ser mais válido na hora de definir qual operadora presta um bom serviço do que seus próprios clientes. Ainda mais quando pegamos a opinião de milhares deles, podemos chegar a um resultado que se aproxima muito do mundo real.

Como é feita a pesquisa da Anatel para definir a melhor operadora de celular?

Desde 2002, a Agência Nacional de Telecomunicações realiza a chamada Pesquisa de satisfação e qualidade percebida. Onde as maiores operadoras do Brasil são avaliadas para medir o nível de satisfação do cliente com o serviço prestado e o atendimento.

Em um desses levantamentos, realizado entre 8 de julho e 18 de novembro de 2019, a Anatel entrevistou 89 mil clientes em diversos estados do Brasil, na tentativa de obter um resultado válido e que possa representar a qualidade do serviço de maneira geral.

Então, para ter acesso a esses entrevistados, a empresa os contatou por telefone e registrou as respostas em um computador.

Como foi a pesquisa?

Os clientes precisaram responder a um questionário com cerca de vinte perguntas que avaliaram as empresas sob diversos aspectos. Para cada categoria era dada uma nota que ia de 0 a 10.

Por fim, o resultado final de cada item era obtido através de uma média. Depois, eles também faziam o cálculo para obter a média geral.

Quais os critérios utilizados?

Os serviços ofertados pelas prestadoras de telefonia são muito amplos. Por isso, é necessário que se usem diversos critérios para chegarmos a um resultado justo. E, quando se trata de descobrir a melhor operadora de celular, temos os seguintes aspectos avaliados:

  • Satisfação Geral: Qual a sensação geral do cliente em relação ao serviço?
  • Oferta e contratação: A operadora deixa claro qual é o serviço oferecido e entrega exatamente o que é prometido?
  • Funcionamento: Este critério mede o nível de disponibilidade do serviço e está dividido em várias categorias: Disponibilidade do sinal, qualidade das ligações, disponibilidade da internet móvel, estabilidade da conexão e velocidade da navegação.
  • Recarga (apenas para os serviços pré-pago): Valores de recargas disponíveis e cobranças adequadas. Além disso, este indicador quer saber se as promoções e os dados de consumo dos saldos são explicados de maneira clara.
  • Cobrança (apenas para planos Pós-Pagos): Os valores das contas são equivalentes ao que está sendo oferecido? Também é importante saber se o que é cobrado na fatura está explicado de maneira satisfatória para não ludibriar o cliente.
  • Atendimento: A operadora oferece canais suficientes para que o cliente entre em contato por diversos meios de comunicação?
  • Atendimento telefônico: a melhor operadora de celular precisa ter um atendimento telefônico eficiente, que não faça o cliente esperar muito e que tenha profissionais que sejam capacitados para entender e resolver os problemas.
  • Capacidade de resolução: A operadora realmente consegue solucionar as dúvidas e os problemas dos clientes relacionados a qualquer serviço da empresa?

Quais critérios são mais importantes?

Como podemos ver, são muitos critérios nessa avaliação. Mas, podemos chamar atenção para o Funcionamento, que é uma das partes mais importantes, onde o serviço é analisado como um todo.

Aqui é possível falar sobre a qualidade das ligações: se há ruídos, se o sinal cai, etc. E também outros serviços como a internet, onde o cliente pode analisar se a velocidade é boa, se a conexão cai e muito mais.

Quais operadoras entraram na pesquisa?

Agora é hora de saber quais operadoras entraram nessa pesquisa. Assim, você pode verificar se sua operadora está na lista, ou se aquela para a qual você pretende ir também participou.

Veja a lista abaixo:

Operadoras Pré-pago:


Operadoras Controle e Pós-Pago:

  • Algar Telecom;
  • Claro/NET;
  • Nextel;
  • Oi;
  • TIM;
  • Vivo.

Qual a melhor operadora de celular Pré-pago?

Mas, depois de entender o suficiente sobre a pesquisa Anatel, chegou a hora de dar uma olhada em alguns dos resultados.

Nada melhor do que começarmos pela satisfação geral, que é um ótimo critério para descobrir qual é a melhor operadora de celular do Brasil. Pois, esse dado mede a satisfação do cliente contando todos os aspectos do serviço. A Anatel afirma que a média geral desse quesito é 7,25, o que indica que em termos gerais, os consumidores estão satisfeitos com as operadoras.

Isso é uma ótima notícia, pois mostra que as empresas estão investindo cada vez mais em infraestrutura e produtos de qualidade. Além de estarem mais comprometidas com o atendimento e melhorando a experiência do consumidor como um todo.

Entretanto, ao analisarmos por operadora, temos os seguintes resultados, que com a frieza dos números, classificou a melhor operadora de celular do Brasil, além de outras empresas que ficaram bem colocadas:

Operadora Nota da maior para a menor
Claro 7.50
Algar Telecom 7.42
Sercomtel 7.37
Vivo 7.30
TIM 7.11
Oi 7.10

Entretanto, se você pensar que a pesquisa sobre operadoras Pré-pagas ouviu 19.605 consumidores em todo o Brasil, pode-se dizer que a média geral ficou bem alta.

Confira as principais ofertas de telefonia móvel na sua região.

Ver Ofertas Celular

Ofertas Planos de Celular

Mas, se você não está convencido pelas notas de satisfação geral, veja na tabela abaixo quem formou o pódio das melhores operadoras Pré-pagas em outros três requisitos:

Funcionamento Velocidade de internet Atendimento
Claro Claro Sercomtel
Vivo Vivo Algar
Algar Tim Claro

Qual a melhor operadora de celular Pós-Pago?

Agora é hora de analisar outra face da pesquisa, que engloba os clientes Controle e Pós-Pago. Foram ouvidos 18.061 consumidores em todo o Brasil, que puderam dar sua opinião sobre a satisfação geral; o que resultou nas seguintes notas.

Operadora Nota da maior para a menor
Claro 7.83
Vivo 7.46
Algar Telecom 7.34
Tim 7.27
Nextel 7.22
Oi 6.87

Entretanto, não vamos nos ater apenas a um critério. Pois, embora a satisfação geral seja de extrema importância, você deve estar curioso para saber mais sobre alguns outros dados.

Por isso, montamos uma tabela com o pódio em mais três categorias:

Funcionamento Velocidade de internet Atendimento
Claro Claro Algar
Vivo Vivo Claro
Algar Tim Nextel

Uma curiosidade interessante é que esse outros critérios avaliados mantiveram um pódio idêntico para Pré e Pós nas categorias Funcionamento e Velocidade de Internet, e só houve alterações no quesito atendimento.

Veja os destaques da pesquisa da Anatel na telefonia Pré-Paga

Qual a melhor operadora?

Ao analisarmos de forma geral a melhor operadora de telefone Pré-pago, podemos destacar a Claro que superou as concorrentes e se consolidou em primeiro lugar. Além disso, ela aumentou sua média geral de satisfação, enquanto vários concorrentes tiveram uma redução nesse índice.

Mas, o dado mais impressionante é que a Claro tem cobertura em todos os 27 estados do país. Entretanto, segundo a própria Anatel, quanto mais estados a operadora atende, mais difícil é manter a qualidade do serviço.

Por outro lado, operadoras com menor abrangência como Algar Telecom e Sercomtel se beneficiaram da cobertura menor para alcançar o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Por fim, não podemos deixar de destacar a Vivo, que ficou bem próxima ao segundo e terceiro lugares gerais, mas venceu a disputa em quinze estados. Além disso, ela conseguiu o segundo lugar no quesito velocidade de internet móvel Pré-paga.

Veja os destaques da pesquisa da Anatel na telefonia Pós-Paga

Mas, por último, vamos ver quem foram os destaques da telefonia Pós-paga.

Contudo, não é nenhuma surpresa que a operadora Claro também tenha sido considerada a melhor operadora de celular nessa categoria.

Pois, a empresa aumentou sua nota em relação à última pesquisa, atingindo uma média geral de 7,83. Por isso, ela conseguiu superar empresas de menor porte, como Nextel e Algar Telecom.

Mas também não podemos nos esquecer da operadora Vivo, que ficou em segundo lugar com um média de 7,46, também superior à última pesquisa.

Então, assim como ocorreu no Pré-Pago, a quantidade de locais em que as operadoras atendem acaba influenciando na nota final.

Isso torna o resultado de Claro e Vivo ainda mais marcantes, já que elas atuam em todos os 27 estados brasileiros.

Por fim, se você gosta de se basear em dados sólidos para fazer suas pesquisas, com certeza encontrou nesse texto as respostas que procurava. Então, assine seu plano preferido agora mesmo e aproveite.

Anúncio - papernest agente autorizado

Atualizado em 25 nov, 2022

Júlio César

Redator Telecomunicações

Formado em Letras Português/Inglês. Atuo como professor, redator e escritor.

Comentários

1 Avaliações bright star bright star bright star bright star bright star 5/5

José
bright star bright star bright star bright star bright star 5/5

CORREIO CELULAR TA DANDO UM BANHO EM TODAS ELAS E POUCA GENTE SABE DISSO.