Com menos de 10 dias para as eleições presidenciais de 2022, nós decidimos comparar as propostas de governo dos 3 principais candidatos, em relação à tecnologia e comunicação.

De acordo com o Datafolha, os três principais candidatos são o ex-presidente Lula com 45%, o presidente Bolsonaro com 34% e o candidato Ciro Gomes com 7%.

Portanto, foram as propostas de governo desses três candidatos que resolvemos reunir nesse artigo, além de algumas citações e informações ditas durante o período das campanhas eleitorais. Boa leitura!


Plano de Governo Lula

O principal candidato das eleições de 2022 e ex-presidente do Brasil, ainda não colocou no papel as propostas que vêm sendo citadas nos discursos e programas de TV. Portanto, não há um Plano de Governo oficial do ex-presidente Lula, mas sim um documento com “Diretrizes Para o Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil”.

De qualquer maneira, durante a campanha, o ex-presidente Lula vem apresentando e discutindo o que ele considera como os principais problemas que temos atualmente no que diz respeito ao uso da tecnologia no Brasil, e quais seriam as soluções que o governo dele implementaria.

Para começar, o ex-presidente pretende garantir “internet de qualidade em todo território e para todos e todas”, assim como “o direito à inclusão no ambiente da conectividade”. Embora não apresente metas para isso, o candidato deseja iniciar “um grande processo de transformação digital no país”.

Na diretriz, o candidato também diz que a “Educação, Ciência e Tecnologia sofrem ameaças, cortes de investimentos e mudanças regressivas, …”, e que “Para o Brasil entrar na era do conhecimento será necessário também uma estratégia econômica que contemple junto do fomento à ciência, à tecnologia e à inovação, os elementos da Economia Criativa e da economia da cultura e que acelere a transição digital, o uso da inteligência artificial, a biotecnologia e a nanotecnologia, em processos produtivos sofisticados com maior valor agregado”.

Portanto, embora não tenhamos acesso ao Plano de Governo oficial do candidato Lula, podemos ver que o investimento em tecnologia faz parte das suas propostas de governo, caso vença as eleições de 2022.


Plano de Governo Bolsonaro

O atual presidente do Brasil lançou seu Plano de Governo 2023 – 2026 com o nome “Pelo Bem do Brasil”.

O presidente Jair Messias Bolsonaro está em busca da reeleição e as diretrizes do seu plano de governo estão divididas em 6 tópicos principais, mas aqui vamos falar sobre o tópico “Economia, Tecnologia e Inovação” onde o subtópico f) fala sobre “Ampliar e Consolidar a Conectividade Mediante a Implantação das Telecomunicações com Tecnologia 5G”.

O maior enfoque é sobre a oficialização e implementação da tecnologia 5G, que começou a ser instalada oficialmente esse ano, com Brasília sendo a 1ª capital com 5G no país. O governo defende que, ao adotar o 5G, “o país abre um novo caminho: o de se transformar em um hub de tecnologias que poderão ser utilizadas por outros países, agregando valor à economia nacional e trazendo divisas”.

Além disso, também cita o Programa Wi-Fi Brasil, que visa “conectar toda a população, com conexão gratuita à internet em banda larga por via terrestre e satélite, sendo direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social”.

De acordo com o documento, foram instalados no atual governo 18.453 pontos em 507 municípios, atingindo mais de 11 milhões de pessoas, “visando interligar todas as escolas públicas, rurais e urbanas até o fim de 2022”.

Por fim, o documento diz que no próximo mandato, “deve-se continuar a criar condições de forma a levar a conectividade 5G a todos os 5.570 municípios brasileiros”.


Plano de Governo Ciro

O candidato Ciro Gomes também apresentou seu Programa de Governo 2023 – 2026, chamado “Projeto Nacional de Desenvolvimento”. Logo no início, o PND propõe “investir em ciência e desenvolvimento tecnológico” e “expandir o acesso à comunicação.”

Além disso, ao longo de entrevistas e eventos em que participa durante sua campanha eleitoral, o candidato também aproveita para abordar a questão da tecnologia brasileira e como seu governo lidaria com esse aspecto. Recentemente, o candidato Ciro Gomes disse que pretende investir 3% do PIB em ciência e tecnologia, caso seja eleito.

O candidato à presidência também aproveitou para dizer que “Nós temos também o projeto Internet do Povo, que vai financiar smartphone em 36 vezes sem juros, curso de capacitação em informática, games e fazer com que nós possamos, no Brasil, ter Wi-Fi gratuito em banda larga em áreas comunitárias”.

Além disso, o PND também aborda a questão da relação cultura e tecnologia, dizendo que irão estimular “as diversas atividades da chamada economia criativa, que vem se constituindo em um importante ramo da atividade econômica e de criação de empregos para os jovens…”, e o candidato também cita os serviços de streaming, prometendo regular o setor.

“A exemplo do que já vem sendo feito na Europa, vamos regular os serviços de streaming de forma a garantir o investimento obrigatório na produção local independente e visibilidade a esses conteúdos nas plataformas”, promete o candidato.

Considerações Finais

Podemos observar que os três principais candidatos vem abordando ao longo da campanha eleitoral e em suas propostas de governo, a questão da tecnologia, telecomunicações, audiovisual e tudo relacionado a esse setor da comunicação.

Escrevemos esse artigo, com o intuito de reunir e resumir as principais informações que cada candidato abordou ao longo das campanhas, mas obviamente, é apenas uma pequena parte de tudo que foi escrito em cada proposta de governo e discutido pelos candidatos.

Portanto, cabe ao eleitor analisar de maneira mais profunda as propostas dos candidatos, para que no dia das eleições de 2022, possa votar na urna eletrônica consciente de que fez a melhor escolha para o país.

Abaixo destacamos as fontes originais das informações utilizadas nesse artigo:

Ofertas Planos de Internet

Comentários

bright star bright star bright star bright star grey star