Você com certeza já ouviu falar dos assistentes de voz e talvez já tenha até usado alguns deles. Mas, o que fazer quando não queremos mais essa função disponível? Neste caso, é preciso seguir os passos certos para desativar o assistente de voz sem dificuldades.

Este tipo de serviço veio para facilitar nossa vida e muitas pessoas têm aderido a ele. Segundo o próprio Google, 60% dos brasileiros que estão conectados à internet já utilizam comandos de voz para controlar o celular, enquanto 90% enviam mensagens de voz.

Mas, se você quer este recurso desativado por qualquer motivo, saiba que é muito fácil fazê-lo, como descrito abaixo.

O que é um assistente de voz?

Basicamente, um assistente de voz é um programa capaz de realizar diversas ações baseando-se nos comandos de voz do usuário. Os smartphones possuem essa tecnologia, e permitem que você execute várias funções apenas falando.

Há sistemas capazes de trabalhar em conjunto até mesmo com as casas, controlando outros equipamentos ao redor de acordo com o que é dito pelo usuário. Por exemplo, é possível ligar lâmpadas, abrir cortinas, mudar os canais de TV e muito mais.

Este tipo de tecnologia integrada à residência é especialmente útil em locais onde vivem pessoas com deficiência.

Quais as vantagens de um assistente de voz?


Um assistente de voz traz muitos benefícios para a sua vida. Além de facilitar na hora de executar vários trabalhos dentro de uma casa, este tipo de equipamento também pode te ajudar com muito mais:

  • Configurar o GPS alterando destinos ou procurando estabelecimentos na rota. Não precisa parar de dirigir e mexer no celular, basta falar para o programa o que você quer;
  • Tirar dúvidas apenas perguntando em voz alta e esperando que a pesquisa automática o responda;
  • Pessoas não alfabetizadas e deficientes visuais também podem se beneficiar da tecnologia, pois o envio de mensagens e o acesso a diversos aplicativos pode ser executado por comandos de voz.

Como desativar o assistente de voz?

Agora que você já conhece os benefícios desta ferramenta, chegou a hora de tratarmos do tópico principal deste texto: como desativar o assistente de voz. Afinal, se o sistema não está sendo útil para você ou apresentou alguma falha, pode ser interessante não o utilizar até que o problema seja descoberto.

Desativar o Google Assistente

O Google desenvolveu seu assistente em 2016 e ele está presente nos dispositivos Android. Ele é capaz de enviar mensagens, ler notificações, fazer traduções em tempo real, agendar compromissos e até reproduzir conteúdo em dispositivos compatíveis como o Chromecast. Para desativar, siga os passos:

  1. Em seu smartphone, fale a seguinte frase: “Ok Google, abra as configurações do Google Assistente”;
  2. Na próxima tela, vá até “Todas as configurações”, toque em “Geral”, depois em “ver todas as configurações” ou “Ver todas as configurações do Google Assistente”;
  3. Em seguida, desative o assistente de voz.


Para ativar novamente é só falar “Ok Google”.

Desativar o assistente de voz Siri no Iphone

Aqui temos a assistente de voz mais antiga, a Siri, que foi desenvolvida em 2010 e é nativa dos sistemas IOS. Ela é capaz de executar aplicativos, fazer ligações, enviar mensagens, adicionar lembretes, fazer pesquisas online e muito mais. Para desativá-la o procedimento é extremamente simples:

  1. Vá até a opção “Ajustes” e selecione “Geral”;
  2. Depois, clique em “Siri e Busca”;
  3. Por fim, o usuário deve desativar os três botões marcados como ativos.

Desativar a assistente Alexa

A Alexa é a assistente de voz da Amazon e já falamos aqui de algumas de suas funções muito interessantes, como controlar objetos da casa que são compatíveis com o sistema. A Alexa também pode agendar lembretes, fazer pesquisas na internet e até pedir um uber.

Outra função importante do equipamento é que ele tem uma função de privacidade que apaga tudo o que foi dito no dia.

Mas, a desativar o assistente de voz Alexa é uma das mais simples dentre todos os dispositivos, pois ela possui um botão com essa função. Ele é bem fácil de identificar, pois está marcado com uma bolinha com um risco no meio.

Contudo, se você quer desabilitar o aparelho apenas por um curto período de tempo, há a opção de ativar a função “Não perturbe”.

  1. Vá no aplicativo da Alexa;
  2. Escolha a opção “dispositivos”;
  3. Clique em “Echo e Alexa”;
  4. Escolha o seu dispositivo e clique em “Não perturbe” ou configure as horas de ativação e desativação do aparelho.

Como escolher o melhor assistente?

Mas, se você está insatisfeito com o seu assistente de voz e quer escolher um diferente, ou até mesmo se não usou nenhum deles e quer começar a aproveitar a tecnologia, nós temos algumas dicas que podem ajudar na hora da escolha. Assim, o usuário consegue selecionar o dispositivo que é mais adequado para o seu perfil.

  • Quais as funções desejadas? Na hora de escolher um produto como este, um dos principais pontos a serem avaliados são as funções disponíveis. Então, faça uma pesquisa completa e veja se o equipamento é capaz de executar aquilo que é mais importante para você. Assim, você evita desativar o assistente de voz;
  • O custo/benefício também é importante. Em outras palavras, avalie se o produto escolhido realmente vale o preço pelo qual ele está sendo vendido. Para isso, pense nas funções que ele é capaz de executar;
  • Verifique a compatibilidade. Uma das coisas mais interessantes do assistente de voz é sua capacidade de interagir com outros dispositivos. Por isso, verifique se o produto escolhido é compatível com outros equipamentos que você possa ter.

Quais são os outros assistentes de voz?

Aprendemos a desativar os principais assistentes de voz do mercado, mas se você não usa ou não tem interesse em nenhum deles, saiba que existem outros modelos. Então, podemos citar a assistente da Samsung, chamada Bixby, que vem instalada nos telefones da linha Galaxy.

Outra opção é a Cortana, da Microsoft, que o usuário encontra nos smartphones e computadores com sistemas operacionais da empresa.

Anúncio - papernest agente autorizado

Comentários

bright star bright star bright star bright star grey star