Um chip incompatível é aquele que não funciona em um celular, ou seja, ele não é capaz de se conectar à rede da operadora para permitir que o cliente use diversos serviços como fazer ligações, mandar SMS ou acessar a internet. Não é possível nem mesmo receber chamadas.

Desta forma, o chip fica totalmente inútil, como se não estivesse presente, e o aparelho só funciona para chamadas de emergência. Mas, quando isso acontece, diversas dúvidas surgem no usuário referente às prováveis causas.

Neste texto, discutiremos as principais situações em que este problema ocorre. Assim, você estará apto para verificar se é compatível com o seu problema. Mas, se não for, tente o tópico seguinte até encontrar uma solução.

Como identificar que o chip é incompatível no Android?

Um chip incompatível é facilmente identificado ao ser instalado no Android. Pois, seu telefone dará sinais claros de que não reconhece ou não encontrou o equipamento.

O primeiro sinal são os famosos tracinhos que indicam a intensidade da rede da operadora. Em caso de incompatibilidade, eles estarão todos vazios.

Também é importante ficar de olho nas mensagens que aparecem na tela do celular. É muito comum aparecerem avisos como: rede não identificada, apenas chamadas de emergência ou sem sinal. Dependendo do modelo do aparelho, você pode visualizar todas essas mensagens ou apenas uma delas.

Como identificar que o chip é incompatível no Iphone?

Nos celulares com sistema operacional IOS, em casos de incompatibilidade é comum receber mensagens do tipo: “O cartão SIM que você instalou atualmente neste iPhone é de uma operadora que não é compatível com a Ativação”.

Além disso, é possível ver avisos do tipo “sem serviço”, indicando que há algum erro na rede no próprio chip.

Quais as possíveis causas para o chip estar incompatível?

Mas, depois de identificar que o chip é incompatível, é preciso definir o que está causando o problema, pois nem sempre a causa é o chip em si.

SIM Celular
Existem diversas razões que fazem com que um chip não funcione corretamente.

Celular sem rede

Uma das coisas que podem levar o usuário a pensar que o chip é incompatível é a falta de rede. Quando não visualizamos nenhum tracinho de sinal, pode significar simplesmente que a operadora não possui cobertura na região em que você está ou passa por um problema temporário.

Então, verifique a cobertura no site da empresa e, se preciso, ligue no atendimento para ver se existe algum relato de problemas de sinal para a sua região.

Tamanho do chip é inadequado

Hoje existem três modelos de chip comumente comercializados no mercado: o mini, o micro e o nano chip. Por isso é essencial que você tenha o tamanho correto para o slot do seu telefone, já que um chip maior ou menor do que o aparelho foi feito para suportar pode gerar mal funcionamento.

Nesses casos, a única solução é trocar o chip para um de tamanho correto.

O chip ou o celular estão com defeito

Atenção

Às vezes, a indicação de chip incompatível pode indicar um problema físico no equipamento. Para identificar se o chip está com defeito, teste-o em outro aparelho. Se não funcionar, é preciso fazer a troca.

Por outro lado, se o chip funcionar normalmente em outro aparelho, pode significar que seu celular está com algum defeito, então é preciso levá-lo para a assistência técnica.

Chip sujo

Antes de trocar seu chip por achar que ele está com defeito, saiba que até mesmo a sujeira acumulada pode resultar em mau funcionamento. Por isso, é uma boa ideia retirar o chip e limpá-lo com um pano seco e macio. Depois, insira-o novamente no celular e faça o teste.

Rede incorreta

Os smartphones já possuem uma configuração de fábrica que faz com que eles procurem a rede de forma automática quando você insere um chip novo. Mas, caso haja alguma alteração nessas configurações, o aparelho pode procurar a rede nos locais errados e acabar não encontrando-a, o que vai causar a sensação de que o chip não é compatível.

Nestes casos, o melhor a fazer é alternar a busca automática, para que ele consiga localizar a rede.

Aparelho bloqueado

Este é um problema antigo, que hoje em dia é considerado ilegal. Antigamente, era muito comum que as operadoras, na tentativa de fidelizar os clientes, vendessem aparelhos bloqueados, ou seja, eles só funcionavam com o chip de uma mesma prestadora.

É claro que este procedimento gerava diversos transtornos para os clientes, que eram atraídos pelo valor mais em conta do aparelho, mas se viam presos a uma operadora, mesmo estando insatisfeitos, pois de outra forma não conseguiriam mais utilizar o celular adquirido.

Mas, com o passar do tempo, este procedimento diminuiu até tornar-se proibido. Então, nos dias atuais, se algo assim ocorrer com você, vá até a operadora e exija o desbloqueio imediato e gratuito, caso fique comprovado que o problema de chip incompatível seja causado por essa situação. Caso o problema persista, entre em contato com a Anatel.

O que fazer quando o meu chip é incompatível?

Como pudemos observar nos tópicos acima, há muitos casos em que o real problema não é o chip incompatível, mas sim alguma outra situação que também impede o cliente de usar o aparelho.

Pois, se for comprovado que o real problema é mesmo a incompatibilidade, não resta outra opção que não seja comprar um chip compatível com seu celular. Isso pode ser feito nos sites das operadoras, ou em revendedores autorizados. Grandes prestadoras como Vivo, Tim e Claro disponibilizam seus chips em vários locais e por um baixo custo.

Nos casos em que o equipamento possui um tamanho maior do que o aceito por seu smartphone, existe também a possibilidade de cortar o mesmo chip e adequá-lo ao tamanho correto. Contudo, um profissional deve se encarregar do procedimento. Pois, um corte incorreto pode danificar o chip e impedir completamente o seu funcionamento.

Anúncio - papernest agente autorizado

Comentários

bright star bright star bright star bright star grey star