Ficar sem bateria no celular é um dos “maiores medos” da era tecnológica, apesar desse problema ser facilmente resolvido com uma tomada por perto. Mas o que acontece com se o seu celular não carrega a bateria?

Seja pelo carregamento intermitente ou por realmente não carregar, esse é um problema que à primeira vista parece bem grande. No entanto, a causa e a possível solução podem ser muito simples.

Por isso, antes de pensar que seu celular que não carrega está quebrado, recomendamos que você leia esse artigo até o final, pois vamos explorar diversas possibilidades do problema. E sim, este tutorial funciona para celulares Android e IOS.


1ª Passo: verifique qual o status da sua bateria ⛑

As baterias são um dos componentes do celular que mais se desgastam com o tempo. É natural que se deteriorem e as estimativas indicam que possuem uma vida útil de 300 a 500 ciclos de carga. Portanto, é conveniente que você verifique a saúde da bateria do aparelho para saber se está dentro do esperado.

Nos Iphones, você pode ser o status da bateria pelo próprio sistema, enquanto no Android, você precisará instalar um aplicativo.

Se você possui um Iphone, saiba que o sistema iOS oferece esses dados acessando Configurações > Bateria > Saúde da bateria. Uma porcentagem aparecerá neste painel e, quanto maior, melhor a saúda da bateria. Começa em 100% e diminui dependendo da deterioração. Se o valor for menor que 80% a bateria deve ser trocada, embora o próprio sistema faça esse alerta.

No Android não existe uma forma nativa de ver esses parâmetros, mas existem aplicativos no Google Play capazes de fazer isso. Um dos mais populares é o Ampere.

Na verdade, o aplicativo apenas informará se o celular está carregando corretamente quando estiver conectado, mostrando números verdes positivos quando estiver carregando e números verdes negativos caso contrário.

Se o celular carregar apenas até 80% (Iphone)

Os celulares da Apple têm uma particularidade no que diz respeito ao carregamento, pois desde o iOS13 eles incorporam uma função chamada carregamento otimizado e isso pode fazer com que o iPhone não carregue além de 80% em determinadas ocasiões.

De um modo geral, essa é uma funcionalidade útil para reduzir a deterioração da bateria e, com base no aprendizado do sistema, o celular não carrega mais que 80% e, não carrega os 20% restantes até que o dispositivo entenda que você está prestes a desconectá-lo.

Obviamente, nem sempre é o mais prático.

Portanto, se você for em Configurações > Bateria, poderá desativar essa opção para que o carregamento seja normal e você não tenha esse problema de não estar 100% carregado.


Sujeira ou outros itens na entrada de carregamento📲

A tela ou o chassi do dispositivo geralmente são elementos que se quebram mais facilmente, mas a entrada também costuma ser um daqueles elementos que podem quebrar com uma queda. E também devido à umidade ou sujeira.

Se for o caso, o melhor é se dirigir ao serviço técnico para verificar, pois líquidos e umidade também podem afetar outros componentes. Embora, antes disso, você pode tentar limpar.

A limpeza deve ser feita com muito cuidado e procurando usar as ferramentas certas. Ou seja, usando um cotonete pequeno e sem fiapos e/ou uma escova de dentes de cerdas macias.

Aviso!

É totalmente desaconselhável o uso de objetos cortantes ou líquidos de qualquer tipo, quando for limpar a saída de carregamento, pois os danos podem ser irreparáveis.


Os acessórios de carregamento podem não ser compatíveis 🔖

Antigamente alguns fabricantes indicavam que apenas seus acessórios e cabos eram compatíveis com seus modelos de celular. Por sorte, atualmente essa prática não é tão frequente e existem apenas alguns casos isolados. Além disso, é fácil descobrir se é verdade ou não, porque geralmente o aparelho indica que o cabo não é compatível.

Nesse caso, você não terá escolha a não ser comprar um novo cabo, mas certifique-se de que ele seja certificado para carregar seu celular. E neste ponto é aconselhável que você não apenas consiga carregá-lo sem problemas, mas também o faça de acordo com os requisitos mínimos de qualidade.

Sabemos que no Brasil a diferença de valor entre os produtos originais e as versões “não oficiais” é enorme, principalmente no ramo da tecnologia. Mas é fundamental que os acessórios sejam originais para que o celular tenha uma vida útil maior. Inclusive, existem planos de celular com aparelho com preços bem acessíveis.

Assim, você assina um pacote de celular, consegue um smartphone novo e ainda economiza na manutenção ou troca de aparelho por problemas de qualidade nos acessórios.


Verifique o cabo, o adaptador e a porta móvel ⚠

Além da porta já mencionada, o cabo e o adaptador de energia são os outros dois suspeitos habituais nesse tipo de falha.

A princípio, algo aconselhável a fazer seria uma inspeção visual dos mesmos. Ou seja, ver se o cabo está torto ou se há um corte, se o adaptador/plugue está conectado corretamente ou se ainda tem alguma marca de ter recebido um golpe.

Embora, em muitas ocasiões, os problemas não sejam vistos a olho nu , pois pode ser dentro deles a origem do problema.

De qualquer forma, para terminar de certificar-se de que estes não são a causa, aconselhamos que você experimente outros cabos e adaptadores e “brinque” com eles. Ou seja, tente o cabo que você tinha com outro adaptador, tente outro cabo próximo ao adaptador que você já tinha… Assim, você pode ver qual dos dois acessórios falha, se não ambos.

O adaptador/plugue pode estar em perfeito estado e mesmo assim o celular não carrega corretamente, algo que acontece quando o carregador e o cabo não são originais.

Outra possibilidade é que o adaptador não esteja fornecendo a energia correta. Isso é algo que geralmente pode acontecer ao usar um carregador que não é o original do celular, se não for de outro modelo e até de outro fabricante. Isso acontece especialmente com adaptadores de carregamento rápido que, a menos que seja o dispositivo para o qual foi criado, não fornecem a energia necessária e nem mesmo lentamente.

Também pode ser interessante que, se o seu celular for compatível com carregamento sem fio e você tiver um acessório para ele, tente ver se consegue carregar dessa maneira. Essa ação ajudará a descartar problemas com os acessórios e as chances de que seja algo relacionado à porta de carregamento que esteja falhando aumentarão.


Geralmente é estranho, mas não descarte a tomada 🔌

Há eletricidade em casa e com isso já assumimos que cada uma das tomadas funciona bem, mas… nem sempre é assim.

Embora geralmente não sejam falhas comuns, também não são irracionais e é possível que a tomada que você esteja usando não tenha corrente e, portanto, o celular não carrega.

A maneira mais óbvia e rápida de verificar é conectar outros dispositivos. Uma lâmpada, uma televisão, uma cafeteira… qualquer coisa serve. Se esses dispositivos também não funcionarem para você, já temos o culpado e, aí, você terá que carregar o celular em outra tomada que esteja funcionando e notificar um eletricista para verificar a instalação.


O software não pode ser descartado como uma possível causa ☣

O sistema operacional móvel, seja Android ou iOS, pode ser a causa de praticamente qualquer falha. Mesmo em ocasiões como essas em que parece que o hardware é o culpado óbvio. E há várias causas possíveis para isso.

Uma possível causa é que pode haver algum processo em segundo plano que, por algum motivo, parou e afeta a recarga da bateria. Nesse caso, basta reiniciar o celular.

Já desligou e ligou?

Sim, o clássico “desliga e liga”, serve para que todos esses processos sejam reiniciados e possam fazer o sistema funcionar normalmente novamente.

O especialista em segurança digital da Compara e Poupa, João Zabrieszach, avisa que não podemos descartar um problema de vírus ou algum bug no sistema:

“Geralmente se existe algum vírus no celular, como um malware ou spyware, um dos sintomas que podemos perceber é o fato da bateria não durar quase nada, ou que o celular está o tempo todo quente, mesmo quando estamos sem usá-lo há um tempo. Se seu aparelho está agindo assim, pode ser que você esteja com o aparelho infectado.”

Para casos assim, temos duas soluções:

  1. Atualizar o software: Ter a versão mais recente do sistema disponível para o seu celular não apenas permitirá que você tenha as últimas notícias visuais ou funcionais, mas também os últimos patches de segurança e, claro, correções de bugs.
  2. Redefinir os dados de fábrica: É importante que antes de fazer isso você faça um backup de seus dados. Depois disso, se você tiver Android, deve ir para Configurações e, como pode mudar dependendo do modelo do celular, use o mecanismo de pesquisa e digite Redefinir para acessar as opções de exclusão do sistema correspondentes. Já para iOS, o caminho é sempre Configurações> Geral >Transferir ou redefinir e Apagar conteúdo e configurações.


Neste ponto, faça a troca de bateria 🔋

Se você não conseguiu corrigir o problema do seu celular que não carrega com nenhuma das soluções discutidas nas seções anteriores, as chances de precisar de uma troca de bateria aumentam. Da mesma forma, também pode ser algum problema interno do celular.

Em qualquer uma dessas duas circunstâncias, você precisará passar pelo suporte técnico. Normalmente, as trocas de bateria não são muito complicadas e são resolvidas no mesmo dia, mas dependendo da origem exata do problema e do nível de trabalho que eles têm, o reparo pode demorar alguns dias.

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