Há alguns anos as baterias dos nossos celulares deixaram de usar níquel para investir em ions de litio, as conhecidas baterias Li-Ion. Portanto, os cuidados que utilizavámos antes para prolongar a saúde da bateria do nosso celular sofreram algumas modificações. Por exemplo, já não é necessário esperar que o celular esteja totalmente sem bateria para realizar a primeira recarga.

No entanto, sim, existem algumas medidas que podemos realizar no dia a dia para que as baterias tenham maior vida útil. Ainda que, inevitavelmente, a bateria perca capacidade depois de algum tempo, ao seguir essas recomendações, podemos reduzir o risco de viciar a bateria do celular.

1 – O porcentual recomendado para a saúde da bateria é entre 20% e 80%.

Grandes empresas e fabricantes de celulares como Apple, ou mesmo a Tesla, que usa baterias em seus carros elétricos, indica que o melhor porcentual de bateria está entre o 20% e 80% do total.

O motivo? Segundo os especialistas, as baterias sofrem um estresse mais alto quando estão entre 0-20% e entre 80-100%. Quanto mais estresse menor a vida útil do aparelho.

Além disso, os ciclos de vida se perdem quando o nível chega aos 100% da bateria. Quanto mais ciclos de vida completados, menor a vida útil da bateria. Por isso não recomendamos deixar a bateria acabar e recarregar sempre o celular até 100%.

Aplicativos que podem ser úteis

Ninguém aqui tem tempo para ficar controlando a carga da bateria, né? Pra isso existem aplicativos que podemos programar para avisar quando a bateria do nosso celular está fora do nível desejado. Um deles é o BatteryGuru.

2. Não carregue a bateria de uma vez, é melhor carregar aos poucos

Você é daquelas pessoas que deixam o celular carregando a noite toda? Ainda que seja o comportamento da maioria, não é o ideal para manter a bateria até 80%. Quando carregamos o celular de noite, a bateria permanece por muito tempo acima dos 80% de capacidade, portanto, muitas horas submetida a estresse, o que acabará reduzindo o ciclo de vida.

Portanto, como recomendação geral, o ideal seria carregar o celular aos poucos para que esteja dentro da porcentagem desejada e não manter o aparelho por muito tempo conectado à rede elétrica quando já esteja acima dos 80%.

3 – Não use o celular enquanto estiver carregando o aparelho

Evite usar o seu plano de celular para ver vídeos, acessar a internet ou as redes sociais enquanto estiver carregando o aparelho. Usar o celular durante o carregamento é duplamente prejudicial para a vida útil do aparelho. Primeiro porque estamos submetendo a bateria a um estresse, por consumir o que estamos carregando. Segundo porque isso aumenta a temperatura da bateria, fato que contribui para sua degradação.

4 – É melhor usar o carregador original.

Os fabricantes de celulares sabem que um dos principais problemas dos usuários é a duração da bateria. Dessa forma, trabalham para criar sistemas que sejam adequados para cada dispositivo.

Por isso cada marca desenvolve um carregador com voltagem e intensidade específicos. Ao usar o carregador original, garantimos que estes valores sejam os corretos e otimizados para a bateria do aparelho.

Se usamos um carregador genérico ou de outro aparelho, pode ser que não seja o ideal para a bateria do celular já que foi desenvolvido para outro modelo ou tipo de bateria.

5 – Evite o carregamento rápido e preserve a saúde da bateria

O carregamento rápido é muito útil para quando temos pouco tempo para recarregar o celular, já que em alguns minutos podemos aumentar rapidamente a porcentagem de bateria.

No entanto, por outro lado com esse tipo de carregamento submetemos a bateria a um nível de desgaste alto, o que ajuda a deteriorar a saúde da bateria. Assim que o ideal é limitar a função e utilizá-la apenas quando seja realmente necessária.

Anúncio - papernest agente autorizado

Comentários

bright star bright star bright star bright star grey star