A Netflix ainda é o serviço de streaming mais popular do planeta, mas os últimos resultados mostram que a empresa já não tem o mesmo poder para atrair novos usuários e nem mesmo manter os atuais. E uma das soluções apresentadas pelos executivos para melhorar a situação financeira é passar a cobrar uma taxa dos assinantes que compartilham suas senhas da Netflix.

Dessa forma, testes já foram feitos em alguns países, mas a recepção não foi nada positiva, e pesquisas mostram que a medida pode ter um efeito reverso, fazendo a plataforma perder cada vez mais assinantes, com usuários migrando para outros serviços ou recorrendo à pirataria.

Então, para você entender melhor o assunto, nós separamos as principais informações do momento. Veja também outra plataforma de streaming que pode seguir pelo mesmo caminho.

Por que a Netflix está perdendo valor de mercado?

A Netflix operou durante anos com muito sucesso, sempre atraindo novos usuários e renovando seu catálogo com produções consagradas e até criações próprias, sendo uma das pioneiras do serviço de streaming. Mas, nos últimos tempos, os resultados não têm sido tão bons assim e as coisas podem piorar ainda mais.

O domínio da empresa no mercado diminuiu com a concorrência pesada de outros serviços, que oferecem ótimos catálogos e por um preço inferior. E, com o último aumento do valor da assinatura, a Netflix perdeu muitos clientes, mesmo os executivos dizendo que tudo ocorreu dentro da previsão.

Somado a isso, com o início do conflito entre Ucrânia e Rússia, a empresa perdeu 700 mil usuários daquela região e o número de novos clientes conquistados ao redor do mundo foi de apenas 500 mil, bem abaixo das expectativas da companhia que esperava um aumento de 2,5 milhões de assinaturas no 1ª trimestre de 2022.

Então, em abril, quando a empresa anunciou que pela 1ª vez teve uma perda no número de contas ativas, os próprios acionistas abriram um processo acusando a companhia de mentir sobre a real possibilidade de atrair novos assinantes.

Queda da Netflix

O resultado de tudo isso é que a empresa está perdendo muito valor de mercado. Em novembro de 2019, ela era avaliada em 306 bilhões de dólares, mas no 1ª trimestre de 2022, o valor caiu para 80 bilhões de dólares, ou seja, uma desvalorização de 70%. O que deixou diversos colaboradores insatisfeitos, já que suas remunerações estão atreladas às ações da empresa.

Logo, para tentar reverter a situação, a empresa vem tomando algumas medidas, e dentre elas a que mais se destaca é a polêmica ação de cobrar mais dos usuários que compartilham suas senhas da Netflix.

Quais os planos da empresa para manter os lucros?

Além do polêmico plano para cobrar dos usuários que compartilham suas senhas da Netflix, a empresa já está tomando outras medidas, junto com algumas ideias que deve colocar em prática em breve:

  • Cortes de custos e demissões;
  • Produção de séries com menos episódios;
  • Exibição de publicidade na plataforma.

Nos Estados Unidos alguns produtores já reclamam da enorme influência que a plataforma está exercendo nas produções, o que resulta em filmes e séries de qualidade cada vez mais duvidosa em sua tentativa de cortar custos.

Netflix faz testes para cobrar usuários que compartilham senhas

Dentre todas as mudanças apresentadas, a que mais chama atenção é a cobrança adicional para quem compartilha suas senhas da Netflix.

A empresa acredita que assim pode incentivar a adesão daqueles usuários que apenas usam a conta de terceiros. Afinal, a plataforma terminou o 1ª trimestre com 222 milhões de assinantes, mas estima que outros 100 milhões de lares usam contas compartilhadas sem pagar nada.

No ano passado, a Netflix tentou fazer algo parecido na França: os usuários que usavam senhas de outros assinantes começaram a receber uma mensagem incentivando-os a fazer sua própria assinatura ou iniciar um teste gratuito. Mas, depois da revolta dos usuários, a ideia foi suspensa.

Novos testes para a cobrança de compartilhamento de senha

Recentemente, novos testes começaram a ser feitos na Costa Rica, Peru e Chile, pedindo que o assinante pagasse um valor a mais para compartilhar sua senha. E a atitude gerou revolta, e muitos usuários postaram fotos da tela de cancelamento do streaming.

Além disso, uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que 80% dos usuários que usam as senhas da Netflix “emprestadas” não teriam interesse em fazer uma assinatura se não pudessem compartilhar suas senhas.

Quando a cobrança por compartilhar senhas da Netflix chegará ao Brasil?

A Netflix não cobra pelo compartilhamento de senhas no Brasil, mas se funcionar nos países onde os testes estão sendo realizados, não deve demorar a chegar por aqui.

Como vai funcionar a cobrança pelo compartilhamento de senhas?

A ideia principal é diminuir a prática e incentivar os usuários a terem suas próprias contas. Mas, a Netflix garante que não vai proibir o compartilhamento de senhas. O que a empresa quer é que o assinante pague um valor a mais por cada pessoa que adicionar à sua rede. No Peru será R$ 11,00 a mais, e no Chile e Costa Rica, R$ 15,00.

A propaganda pode ser a salvação

Se o desejo de limitar o compartilhamento de senhas da Netflix não funcionar, outra possibilidade é tentar aumentar os ganhos incluindo propagandas na plataforma. Então, os usuários que desejassem poderiam pagar um plano mais barato, mas com anúncios, como já ocorre em outros serviços de streaming.

Seria uma possibilidade para manter valores interessantes e atrair novos assinantes.

Plano para limitar o compartilhamento de senhas da Netflix gera reação das concorrentes

Outros serviços de streaming como HBO Max, Amazon Prime e Apple TV+ aproveitaram a oportunidade para salientar que eles não limitam o compartilhamento de senhas. A Apple TV+ chegou a enviar e-mail para seus usuários chilenos informando que eles podiam usar suas senhas como quisessem.

Vale lembrar que por muito tempo a Netflix não pareceu se importar com este compartilhamento. Mas mudou de ideia com o enfraquecimento da pandemia, já que as pessoas voltaram a sair de casa e ficou mais difícil conseguir novos assinantes.

Disney Plus pode seguir o mesmo caminho

Outro streaming que pode começar a cobrar pelo compartilhamento de senhas é o Disney+. Recentemente, a empresa fez uma pesquisa com os usuários perguntando os motivos daquela prática.

Além disso, a plataforma também deve começar a veicular propagandas ao serviço. Mas, é provável que essas mudanças só sejam efetivadas depois da Netflix, assim a Disney terá uma ideia melhor da reação do público.

Anúncio - papernest agente autorizado

Comentários

bright star bright star bright star bright star grey star