Recorde mundial de velocidade na internet

Um grupo de engenheiros do NICT (Instituto Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicações) do Japão, conseguiu bater o recorde de velocidade de transmissão de dados via internet, com 319 terabytes por segundo superando o recorde anterior de 178 terabytes por segundo alcançado em 2020 pelos engenheiros do University College London (UCL) do Reino Unido.

Incrível! Download de 10.000 filmes em HD em um segundo.

Apesar de parecer algo apenas possível no campo científico, essa velocidade foi alcançada através de uma rede de fibra óptica, o que traz esperanças que em um futuro não muito distante essa tecnologia esteja disponível para grande parte da população.

Você imagina fazer o download de mais de 10.000 filmes em alta definição em apenas um segundo?

Internet com fibra óptica de 4 núcleos

Segundo o estudo apresentado na Conferência Internacional sobre Comunicações por Fibra Ótica de junho, os investigadores do instituto tecnológico japonês atingiram a velocidade através de uma linha de fibra óptica de 3.000 quilômetros de distância, similar à que utilizamos atualmente mas com algumas modificações.

Os investigadores usaram quatro núcleos, o que significa mais tubos de vidro dentro do cabo de fibra óptica para a transmissão de dados, diferente do modelo atual.

Eles então usaram uma técnica de multiplexação por divisão de comprimento de onda para decompor ainda mais os sinais em vários comprimentos de onda enviados ao mesmo tempo.

Para que serve tanta velocidade?

Quando falamos em 319 terabytes por segundo é um pouco difícil entender o que isso significa, por isso é necessário contextualizar com os arquivos que consumimos no nosso dia a dia. Por exemplo, com essa tecnologia, poderíamos baixar 319.000 episódios de qualquer série de uma hora de duração na Netflix em qualidade SD (Standard) em poucos segundos.

Levando em consideração que a Netflix possui cerca de 5.500 títulos, poderíamos baixar o conteúdo completo em um segundo, ocorrendo o mesmo com a Disney Plus, HBO Max ou Amazon Prime Video.

Os pesquisadores explicam que “além do 5G, espera-se um grande aumento em novos serviços de dados sendo fundamental demonstrar como as novas fibras ópticas podem atender a essa demanda. Portanto, espera-se que este resultado ajude no desenvolvimento de novos sistemas de comunicação que possam suportar serviços com grande consumo de largura de banda”.

Por que queremos uma internet tão veloz?

A pandemia do Coronavirus evidenciou a necessidade de termos uma velocidade de conexão excelente, já que o confinamento exigiu adaptar o lar como espaço de trabalho.

O número de pessoas realizando videochamadas segue em crescimento.

O efeito psicológico do confinamento teve grande impacto em nossa população e as videochamadas ajudaram a aproximar ainda mais as pessoas devido as diversas restrições e o medo da contaminação pelo coronavírus.

Os jogos online cada vez mais rápidos

Um dos grandes problemas dos games online é o slag, um atraso na conexão que nos faz estar em desvantagem com nossos colegas do outro lado do mundo. Graças a esta nova tecnologia, o slag desapareceria, para podermos jogar com qualquer pessoa sem problemas de conexão e sem perder o jogo por motivos além de nossa habilidade.

Comentários

bright star bright star bright star bright star grey star