De acordo com um relatório sobre o impacto digital em 2021, nunca estivemos tão conectados como atualmente. Na verdade, estima-se que 60% da população mundial está online e que mais da metade dos habitantes da Terra usam as redes sociais diariamente.

No entanto, se examinarmos os hábitos e formas de consumo com mais detalhes, certas tendências emergem. Então, qual é o impacto digital em 2021?

Uso intensivo de smartphone

De acordo com os dados coletados pela Global Web Index , empresa responsável por analisar o comportamento dos consumidores digitais, 50,1% do tempo online é gasto conectado pelo smartphone. Quase 92% dos usuários se conectam à Internet dessa forma, sem esquecer os computadores.

Na verdade, a estimativa de conexões de Internet é dividida da seguinte forma:

  • 44% por meio de computadores desktop e laptop
  • 2,7% com tablet
  • 53,3% via smartphone
  • 0,07% com outros dispositivos (especialmente consoles)

Ainda assim, navegar online não leva em conta a maior parte do tempo gasto no telefone. Os dados mostram que os aplicativos são os mais usados ​​e representam 91% do tempo gasto com o smartphone.

COVID 19

Dadas as várias medidas de confinamento e restrições impostas em todo o mundo pela pandemia, nosso uso de aplicativos móveis aumentou dramaticamente. Seja para estar em contato com entes queridos, divertir-se, praticar esportes, praticar um hobby ou até mesmo encontrar um novo amor.

Os aplicativos se tornaram uma peça indispensável em nossa vida.

Aqui estão os aplicativos mais usados ​​pelos usuários:

  • Mensagens com 89% dos usuários
  • Compras online 66%
  • Entretenimento ou streaming de vídeo com 65% dos usuários
  • Música 52%
  • Jogos 47%
  • Serviços bancários gerais entre 35% dos usuários

Tudo isso apenas reforça e enfatiza a importância do smartphone no nosso dia a dia e nos nossos hábitos de navegação na Internet.

Mais de 5 bilhões de pessoas em todo o mundo possuem e usam um smartphone todos os dias.

Forte crescimento das redes sociais

2021 está sendo um ano incrivelmente frutífero para as redes sociais. De fato, com o fechamento das fronteiras e os diversos confinamentos, o uso das diferentes redes sociais disparou, atingindo picos e percentuais nunca antes vistos. De acordo com um estudo recente sobre o assunto, metade das 3,7 horas gastas ao telefone todos os dias é nas redes sociais.

De acordo com o Global Web Index, gastamos cerca de 2,5 horas por dia nas redes sociais, embora esse número varie de país para país.

Em termos de mídia social, o Facebook ainda está muito à frente, com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais.

Esses números colocam a empresa americana de Zuckerberg bem à frente de concorrentes como:

  • WhatsApp com 1,6 bilhão de usuários ativos mensais (e de propriedade do FB)
  • Facebook Messenger com 1,3 bilhão de perfis ativos
  • WeChat com 1,1 bilhão de usuários
  • Instagram que tem um bilhão de usuários
  • TikTok que é usado por 800 milhões de pessoas
  • Snapchat com 382 milhões
  • Twitter com 340 milhões

Também deve ser destacado que WhatsApp, FB Messenger e Instagram fazem parte do ecossistema do Facebook e, portanto, de propriedade da empresa americana.

Facebook

Resumindo, 3 entre 4 dos principais concorrentes do FB são propriedade do Facebook. Isso lhe dá imenso poder e influência no mercado de mídia social. Além disso, o outro concorrente principal, o WeChat (com 1,1 bilhão de usuários), é um aplicativo baseado exclusivamente em usuários que falam chinês.

A indústria de videogames também explodiu em 2021. Mais de 4 em cada 5 pessoas com idades entre 16 e 65 anos jogam regularmente e, para 69%, o passatempo dos jogos é o telefone.

Em 2020, as pessoas gastaram mais de US$ 65 bilhões para baixar aplicativos ou pagar por compras em jogos.

70% dos custos totais do consumidor para aplicativos móveis cobrem videogames. Em todo caso, os consoles não ficam muito atrás: em média, um usuário passa 70 minutos no smartphone, mas mais de 2 horas no console.

Os países com mais usuários de videogame incluem Tailândia, Filipinas e Arábia Saudita. O setor está em constante crescimento, com gastos de US$ 150 bilhões em videogames em 2020.

A expansão das compras online

Outra tendência notável de 2021 é a explosão das compras online. Muito favorecidas pelo fechamento de lojas, as compras aumentaram exponencialmente ao longo de 2021. Estima-se que uma em cada três pessoas faça compras online a cada mês.

As compras feitas online referem-se principalmente a:

  1. Roupas com um custo total de 620 bilhões de dólares
  2. Eletrônicos teve uma despesa de 456 bilhões de dólares
  3. Móveis com 316 bilhões de dólares
  4. Alimentos com 168 bilhões de dólares

Segundo a pesquisa do Global Web Index , o comércio eletrônico experimentaria um desenvolvimento transversal no mundo. Na verdade, os principais proponentes do e-commerce vêm da Polônia, Indonésia e Tailândia.

Quem usa mais o digital?

Desigualdade digital: homens mais conectados do que mulheres

De acordo com os números da ITU (International Telecommunication Union, em inglês TUI), os homens se conectam mais do que as mulheres, principalmente nas redes sociais. Essa lacuna está particularmente presente no Sudeste Asiático.

O relatório da GSMA Intelligence mostra que metade das mulheres na Índia não sabe que a Internet está disponível e acessível por telefone. De acordo com as Nações Unidas, a disparidade numérica entre homens e mulheres é explicada por “normas e práticas sociais profundamente arraigadas”.

Quem são as pessoas “desconectadas”?

Em 2021, 40% da população mundial não tinha acesso à Internet , pouco mais de 3 bilhões de pessoas. Destes 3 bilhões de pessoas ‘desconectadas’, 31% vivem no Sudeste Asiático e 27% na África.

Para que a lacuna numérica entre as populações não aumente ainda mais, as Nações Unidas exigem maior acesso à Internet para as mulheres.

Quais são os países onde a Internet é mais consumida?

Há muitos anos, e a tendência só se intensificou em 2021, os dados mostram que a maior parte do tráfego da Internet está se movendo para a Ásia. A importância de certos aplicativos e sites chineses confirma essa tendência.

Não é à toa que no ranking dos 20 sites mais visitados do mundo, encontramos 5 sites de e-commerce chineses e o mecanismo de busca Baidu.

Não é de surpreender que a China tenha o maior número de usuários de Internet do mundo, com mais de 700 milhões de usuários, ou 53% do percentual global. A Índia é a segunda da lista com 390 milhões e os Estados Unidos terceiro com 240 milhões.

Quais são os desafios do mundo digital?

Qual é o impacto do grande FAANG?

O termo FAANG designa as 5 grandes multinacionais americanas que dominam o mercado digital. Essas 5 grandes empresas são:

  1. Facebook
  2. Apple
  3. Amazon
  4. Netflix
  5. Google

Essas empresas conseguiram impor um controle real sobre a economia mundial graças à importância de seus serviços e aos benefícios que deles decorrem. Na verdade, com exceção do Facebook, a capitalização financeira de cada empresa ultrapassa um trilhão de dólares.

No entanto, apesar de todo o seu poder, a influência do FAANG é cada vez mais criticada. De fato, vários países, incluindo França e Itália, têm protestado contra as práticas de otimização tributária utilizadas por essas empresas.

Comentários

bright star bright star bright star bright star grey star