Todo mundo gosta de uma liquidação. A possibilidade de comprar aquele produto tão desejado com um bom desconto faz com que a Black Friday seja muito atrativa para os consumidores.

Já estabelecida há alguns anos no Brasil, a data está intimamente ligada ao Dia de Ação de Graças americano.

As explicações para o seu nome são diversas: nos anos 50 começou-se a falar da “sexta-feira negra” em que todos adoeciam para evitar ir trabalhar, nos anos 60 a polícia da Filadélfia referiu-se ao dia quando as estradas estavam lotadas de pessoas voltando para casa após o Dia de Ação de Graças.

O que está claro é que a Black Friday marca o início da temporada de compras de Natal e, para os comerciantes, foi uma maneira inteligente de antecipar as vendas de final de ano.

Black Friday 2022

A Black Friday 2022 será celebrada no dia 25 de novembro e separamos algumas dicas para que você possa aproveitar ao máximo e fazer suas compras com tranquilidade e segurança.

10 dicas de segurança para a Black Friday 2022

  1. Comparar e economizar: atenção, é possível encontrar o mesmo produto por preços diferentes. Por outro lado, muitas vezes existe um produto melhor que pode ser um pouco mais caro ou com melhor custo-benefício.
  2. Ao lado do preço com desconto deve estar sempre o preço original ou a porcentagem de desconto (ou ambos). Desconfie de ofertas muito generosasQuando a esmola é demais, o santo desconfia!
  3. Mesmo que sejam vendas, as garantias são as mesmas: lembre-se que se você comprar pessoalmente o comércio só é obrigado a devolver o seu dinheiro se o que você comprar tiver algum defeito de fábrica. Se você se arrepender ou cometer um erro (alguns sapatos que são pequenos demais para você, uma peça de roupa que você não gosta) as lojas NÃO são obrigadas a aceitar a devolução (embora muitas tenham políticas de devolução em que ao devolver o produto você recebe um voucher com o mesmo valor para gastar naquela loja).
  4. Cuidado! Os produtos com desconto devem ter a mesma qualidade de sempre: o código de defesa do consumidor não permite que produtos com defeito sejam vendidos com desconto sem aviso prévio.
  5. Durante as promoções, a loja pode aplicar algumas condições especiais (não aceitar pagamentos com cartão, alterar a sua política de devoluções…), mas deve anunciá-lo de forma clara e visível para todos os clientes.
  6. A loja precisa emitir nota fiscal ou fatura. Não esqueça de guardá-la.
  7. Dê preferência para lojas de marcas conhecidas e muito cuidado com phishing em compras pela internet. Fique atento à barra do navegador e se você está navegando na URL oficial da loja.
  8. Nas compras pela Internet o cliente geralmente tem 14 dias para se arrepender e devolver o produto sem dar explicações: o comércio precisa fazer a devolução do pagamento. Se você vai pagar online, o melhor é um cartão pré-pago, cartão de crédito ou Paypal. Evite fazer transferências bancárias se não confiar totalmente no vendedor.
  9. Comprar por impulso não é bom: faça uma lista do que você realmente precisa. Pense, medite… e, novamente, compare.
  10. É importante que você faça compras em páginas seguras, pois durante a Black Friday podem aparecer páginas idênticas que foram duplicadas por golpistas. Certifique-se de que é uma página confiável pela URL e selos de segurança. E, na dúvida, use alternativas como o PayPal antes do cartão para fazer o pagamento.

Preparado para realizar suas compras? Assinantes do plano Amazon Prime já possuem descontos durante toda a semana e grandes comércios eletrônicos como Magazine Luiza e Lojas Americanas também anteciparam suas promoções. Compara e Poupa! Boas compras!

Comentários

bright star bright star bright star bright star grey star

Como criar um grupo do WhatsApp para você: um truque para deixar lembretes

Como criar um grupo do WhatsApp para você: um truque para deixar lembretes

O que acontecerá com a série The Crown, após o falecimento da Rainha Elizabeth II?

O que acontecerá com a série The Crown, após o falecimento da Rainha Elizabeth II?

Senha Segura: 3 métodos para criar senhas fortes

Senha Segura: 3 métodos para criar senhas fortes