TV Fora do Ar: principais causas e como resolver
Encontre a melhor oferta de TV por assinatura na sua região!
Totalmente grátis. Nossos especialistas te ajudarão a encontrar a melhor oferta de internet de telefonia e internet.
Economize até R$200,00/ano em suas faturas!
Anúncio - papernest agente autorizado
Encontre a melhor oferta de TV por assinatura na sua região!
Totalmente grátis. Nossos especialistas te ajudarão a encontrar a melhor oferta de telefonia e internet.
Economize até R$200,00/ano em suas faturas!
Anúncio - papernest agente autorizado
Resumo: Entenda porque sua TV está fora do ar. Confira uma lista com os possíveis motivos e veja como solucionar este fato. Em casos mais complexos, descubra como solicitar auxílio técnico.
Estar com a TV fora do ar pode causar muito incômodo. Principalmente quando o usuário não consegue acessar canais abertos, como a Globo, a Record, a Rede TV, o SBT e etc. Por isso, trouxemos algumas dicas para ajudar a solucionar este problema.
Quer resolver o problema da sua TV o mais rápido possível? Então vamos lá! Fique atento a cada tópico, e, caso reste alguma dúvida, confira nosso FAQ ao fim da página! Boa leitura!
Por que minha TV está fora do ar?
Atualmente, milhões de brasileiros contam com tecnologia digital em suas casas. Por isso, as TVs estão cada vez mais tecnológicas e com imagem e som cada vez melhores.
Afinal, muitos fatores podem influenciar na qualidade e recebimento do sinal de transmissão. Confira abaixo alguns dos motivos para que sua TV esteja fora do ar.
Motivos da TV sem sinal
Como dito anteriormente, são muitos os fatores que levam uma TV a ficar sem sinal. Alguns deles são:
- Fatores externos: chuva, ventos fortes, tempestades, acidentes, animais, etc;
- Falhas no equipamento: cabos mau conectados ou com defeito, antena mal posicionada ou incompatível com o aparelho de TV;
- Plano de TV: assinatura inativa, cancelada, ou falha da operadora na distribuição do sinal para sua residência.
Como resolver a situação da TV fora do ar?
Para os clientes que possuem TV sem internet, ou seja, TVs analógicas que usam a rede aberta, as principais medidas a serem tomadas são:
- Aguardar a passagem das chuvas, tempestades, ventos e demais fenômenos meteorológicos naturais;
- Ligar para a companhia de energia de sua região. E verificar se houve algum dano na rede de distribuição do sinal;
- Verificar se todos os cabos estão nos lugares corretos, e devidamente conectados. (Em certas situações um cabo mau posicionado pode fazer com que a TV fique fora do ar.);
- Um dos cabos mais importantes a ser verificado é o Coaxial (conecta a antena e a TV). Identifique se está partido ou desconectado;
- Dar uma olhadinha na antena. Ela está devidamente posicionada? Apresenta boas condições? Em caso de dúvidas, chame um técnico especializado.
Moro em condomínio/apartamento, como faço?
Se você mora em uma locação com mais pessoas, e verificou que a TV está fora do ar, o ideal é consultar um técnico.
Isso porque, o profissional poderá verificar a antena e cabos com maior habilidade. E entender como agir da melhor forma, nos casos de compartilhamento de antena.
Economize!
Não se esqueça de informar ao síndico. Assim, os demais moradores são avisados da visita técnica. Talvez alguns deles precisem do serviço, e o condomínio possa pagar de forma coletiva, por uma análise de qualidade.
Meu aparelho é digital, como resolver a TV fora do ar?
Nos tópicos anteriores, demos dicas que auxiliam clientes com acesso a rede aberta de TV. Mas, se o seu aparelho é Smart e conta com plano de assinatura, alguns dos fatos que podem levar a TV a ficar fora do ar, são:
- O sinal pode estar fora do ar, devido ao serviço da operadora ou região em que o cliente está inserido;
- O aparelho decodificador pode ter parado de funcionar;
- O plano pode ter sido interrompido ou cancelado.
Assim, como nos casos dos usuários de TV aberta, você pode verificar o funcionamento dos cabos e antenas. Também é indicado desligar o aparelho da tomada por alguns segundos, e religá-lo.
Mas, se o problema ainda persistir, é importante entrar em contato com a operadora do seu plano. Assim, um funcionário habilitado pode te ajudar a identificar se o sinal está bloqueado ou o aparelho precisa ser trocado.
Minha TV usa conversor, o que fazer?
Para tornar a TV digital, muitos usuários optaram por adquirir um conversor. Este aparelho tem como função transformar o sinal analógico (antigo) em digital (versão atual). Neste caso, o problema pode estar na instalação do mesmo, e, até mesmo, na conexão da antena.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para resolver essas possíveis causas. Veja abaixo:
- Identifique se a antena está devidamente conectada e posicionada, em direção a torre de transmissão;
- Dê uma olhadinha no manual. Dessa forma, você garante que todos os cabos estejam em sua posição correta. Aperte-os com delicadeza, e garanta que estão realmente conectados nas aberturas correspondentes;
- Realize uma busca automática de canais. Basta acessar as configurações do seu aparelho.
TV por assinatura está sem imagem e som
O problema não é a TV fora do ar, mas sim a falta de imagem e som? Não se preocupe! Vamos te ajudar a resolver este probleminha com um passo a passo rápido e prático. Veja:
- Antes de qualquer coisa, desligue o aparelho da tomada;
- Aguarde alguns instantes com o aparelho desligado, e religue o decodificador. Esta ação deverá reiniciá-lo com sucesso;
- Com o controle remoto, ligue a TV;
- Procure pelo botão “search ou Emputy”. Defina qual entrada HDMI será utilizada, nos casos de uso do Chromecast e outras extensões.
Confira as principais ofertas de telefonia móvel na sua região.
Ver Ofertas CelularOfertas Planos de Celular
A Globo está fora do ar, como resolver?
Ligou sua TV, mas notou que a Globo está fora do ar, ou que o canal nem mesmo aparece na sua busca? Isso pode ser um problema relacionado ao posicionamento da antena.
Para ter um resultado satisfatório, o usuário tem que posicionar a antena corretamente, e realizar uma nova busca pelos canais. Confira no passo a passo abaixo:
- Antes de qualquer passo, verifique se os cabos estão devidamente conectados ao seu aparelho. (Use o manual);
- Peça para que alguém vá até a antena, e movimente-a lentamente em outra direção.
- Realize uma busca automática de canais e confira se a Globo está fora do ar. Caso ainda permaneça sem sinal, peça que seu ajudante movimente um pouco mais a antena, parando em uma nova direção;
- Volte a realizar a busca automática.
Repita o procedimento até obter o sinal para o canal desejado. Seja ele a Globo, Record, SBT, Rede TV, entre outros.
Como encontro mais canais?
Esse procedimento irá ajudar a encontrar uma gama de canais dos quais seu aparelho pode estar sem acesso. Isso porque, as direções influenciam a antena a captar o sinal enviado pela antena de transmissão de cada uma das operadoras.
Neste momento, você deve:
- Escolher um adulto responsável para subir no local onde fica posicionada a antena;
- Utilizar escadas e equipamentos de proteção, para evitar quedas;
- Observar o tempo, e jamais realizar esta ação nos momentos chuvosos, com incidência de raios, trovões e etc.
Caso a ação não saia como planejado, entre em contato com a operadora.
Como entrar em contato com a operadora?
Tentou de tudo, mas sem sucesso?
É hora de entrar em contato com a operadora, e solicitar auxílio técnico para resolver a TV fora do ar.
Confira os números para contato na lista abaixo:
Outra forma de entrar em contato com sua operadora, é através do site oficial da mesma. Nele, é possível acessar a “Área do Cliente” e utilizar o autoatendimento. Rápido, gratuito e prático.
Algumas empresas contam ainda com apps. Eles oferecem uma gama de soluções para auxiliar nos momentos de dificuldade. E podem até substituir a TV, enquanto a mesma não é consertada.
Tentei de tudo para resolver a TV fora do ar, mas não funcionou. O que faço?
Se você seguiu todas as dicas deste artigo, e entrou em contato com a Central de atendimento da operadora, mas nada funcionou, não se preocupe!
Como consumidor, é seu direito procurar a agência nacional de telecomunicações (ANATEL), que regulamenta esse e outros serviços prestados nos país.
Ao contatar a Anatel, siga as dicas abaixo:
- Esteja de posse de seus documentos “CPF e RG”;
- Entre em contato com a sua operadora, e anote os números de protocolos de atendimentos em que solicitou a resolução do problema. (As ligações para a operadora devem ser gravadas, e, caso necessário, a ANATEL pode solicitar tais gravações posteriormente);
- Munido dessas informações, ligue para 1331 ou 1332, caso seja uma pessoa com deficiência auditiva ou de fala;
- Especifique bem o problema e mostre as medidas que tomou para que fosse resolvido.
Prontinho! Basta aguardar um período de 5 dias, para que a reclamação seja analisada pela ANATEL. Ao fim deste prazo, a mesma entrará em contato. Mantenha seu número de telefone e e-mail ativos neste prazo, para não perder o retorno da Agência.
Confira a disponibilidade e ofertas de internet fibra na sua região.
Ofertas Planos de Internet
Atualizado em 25 nov, 2022
Jocimara Santos Alves
Redatora Telecomunicações
Comentários