Os streamings estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, se os de vídeo já conquistaram boa parte dos espectadores da televisão aberta, há um formato que também se tornou querido no dia a dia de muita gente: o streaming de áudio.
Um fato, que contribuiu de modo especial para isso, foi o desenvolvimento e o avanço da tecnologia. Hoje, a produção de conteúdo é facilitada e ajuda as pessoas a terem maior acesso às informações que desejam.
Para entender a diferença entre eles, as vantagens e tendência desse formato, não deixe de realizar a leitura deste artigo até o fim. Boa leitura!
O que é o podcast?
Os podcasts são mídias realizadas por meio de transmissão pela internet. Eles funcionam como os programas de rádio, mas são idealizados sob uma demanda específica, e podem ser consumidos quando for da vontade do usuário. Você pode ouvir milhões de podcasts através do Spotify, por exemplo.
Há vários tipos de podcasts, que variam em termos de assunto ou mesmo de temas. Os mais comuns e preferidos pelo público variam entre:
- Informativo;
- Educacional;
- Esportivo;
- Humorístico;
- Variedades.
Além desses, existem vários outros assuntos que são temas interessantes ao público. De qualquer forma, os podcasts costumam ter tempo de duração variado, que pode ir desde cinco minutos até três horas, por exemplo.
Podcast X rádio online: diferenças e vantagens
A primeira diferença entre o rádio online e o podcast é o acesso a esses streamings. O rádio depende da sintonização em um aparelho radiofônico ou acessar em um site da web, enquanto o podcast pode ser baixado e ouvido em um aplicativo específico.
Outra diferença entre o rádio e o podcast é a de que o podcast pode ser gravado a partir de um pedido especial do público e pode ser ouvido de acordo com a agenda do ouvinte.
Na rádio online, o usuário vai acessar e consumir o conteúdo que está sendo transmitido conforme o cronograma da rádio, ou seja, é um streaming instantâneo. Desse modo, é possível dizer que não se trata de concorrentes, mas de streamings diferentes.
Afinal, enquanto o podcast traz a facilidade de se escolher o tema que se quer consumir, ele pode depender de um download, enquanto a rádio é acessada com poucos cliques, mas o conteúdo é determinado por ela.
A importância da tendência dos streamings de áudio
Tendo se tornado uma tendência, o streaming de áudio é um elemento importante, principalmente em uma época na qual o acesso a conteúdos está cada vez mais facilitado.
Diante disso, eles se tornaram recursos importantes para que mais pessoas consigam ter acesso a diferentes tipos de materiais, possibilitando também que cada vez mais usuários sejam impactados com conteúdos variados e de qualidade.
Mas, para saber notícias sobre política, por exemplo, basta que ele acesse a rádio online no horário em que o quadro que trata desse tema é transmitido.
Por isso, os streamings de áudio se tornaram uma tendência importante para a sociedade, uma vez que compartilham conhecimentos relevantes e de grande impacto para a vida das pessoas.
Considerações finais
Portanto, a tecnologia é um elemento que se torna cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, o que faz com que novas frentes sejam desenvolvidas para oferecer mais facilidade e recursos para a sociedade como um todo.
Os podcast e as rádios online são um exemplo disso. Por isso, não deixe de aproveitar esses streamings de áudio para adquirir novos conhecimentos e para se manter informado sobre os mais variados assuntos.
Confira a disponibilidade e ofertas de internet fibra na sua região.
Ofertas Planos de Internet
Comentários