O estrondoso sucesso de vários anos do reality show BBB (Big Brother Brasil), sempre ganha evidência por conta da repercussão de cada acontecimento no programa no decorrer dos dias.

Assim, os números que o programa alcançou e ainda segue alcançando a cada temporada geram um grande impacto midiático. O que atrai a atenção de grandes marcas que querem aproveitar a popularidade do programa.

Por isso, o Google viu no programa uma grande arma contra a rival Amazon. Mas, explicaremos tudo no texto abaixo.

Parceria entre Globo e Google

O BBB gerou um engajamento expressivo nas redes sociais e, principalmente, aumento da audiência do programa na plataforma de streaming da rede Globo de televisão, o conhecido Globoplay.

Mas, o aumento da demanda pelo serviço na internet através dos fãs do reality acabou evidenciando a fragilidade inicial do Globoplay em lidar com o número expressivo de pedidos pelo serviço. Logo se percebeu a necessidade de algum investimento em algo maior e que pudesse contribuir para que o serviço via streaming fosse entregue com qualidade.

Então, a solução imediata encontrada pelo grupo Globo para melhorar a experiência com o BBB foi trabalhar justamente com seu rival no mercado, o Google.

Apesar de parecer ilógico, muitas marcas de um certo segmento se apoiam, visando conquistar objetivos em que ambas se beneficiam e que possam explorar mais adiante.

Parceria

Assim, a tecnologia do Google, principalmente o setor do sistema de nuvens da famosa empresa em solo brasileiro, chamado de Google Cloud Brasil foi a peça fundamental para que houvesse o suporte e a melhora do Globoplay.

A partir dessa união, o cenário criado é o de manutenção da competitividade quando falamos de streaming, tendo em vista que, antes mesmo da criação do Globoplay, outras plataformas como Netflix e Amazon Prime já ofereciam este serviço e ainda são as principais referências do ramo.

Qual o resultado da pareceria entre Globo e Google?

O resultado desta união do Google com a Globo é a consolidação do BBB como um sucesso na internet e também do Google como uma marca de forte presença no mercado.

Além disso, a melhoria do Globoplay, agora com capacidade de atender as demandas, é o trunfo do grupo Globo que tinha isso desde o princípio como grande objetivo.

Mas também acaba por deixar em aberto grandes possibilidades de projetos junto do Google. Este que por sua vez, também sai com razões para comemorar tendo em vista as grandes mudanças na Nuvem nos últimos anos. Sendo o investimento nos sistemas que trabalham para o funcionamento do YouTube (mixes, playlists,etc.) um dos principais deles.

A Influência do BBB nos serviços de Streaming

O mercado aponta o streaming como grande destaque para investimentos e projetos relacionados a entretenimento. Por outro lado, diferente do que se esperava, o principal dispositivo a contribuir com o cenário de investimentos de streaming é a televisão.

Onde os Streamings são acessados?

Se por algum momento o celular tomava espaço, agora as TVs com acesso à internet trabalham como as “novas casas” dos serviços de streaming. E dentro disso, o investimento passa a ser também voltado ao produto que possa ser entregue ao público através dessas plataformas e dispositivos.

Assim, Google e Globo continuam trabalhando já sabendo que o streaming estará cada vez mais em destaque, ainda que haja possibilidade de saturação. O que corresponde a um movimento das concorrentes Amazon, Netflix e Televisa.

Um fator que pode deixar a concorrência em um cenário mais favorável ao Globoplay é o serviço de streaming ao vivo, que é o caso do BBB.

Ofertar este serviço ao vivo demanda um alto nível de investimento em estrutura e tecnologia para que eles possam nivelar por cima a qualidade do produto. Já que outras plataformas podem oferecer streaming, mas só a Globo junto do Google tem o BBB, principal produto de streaming ao vivo.

Dessa forma, os planos Globoplay são interessantes para qualquer assinante, tendo em vista a qualidade e exclusividade do produto.

Diversos serviços de Streaming ofertam o Globoplay devido ao sucesso do BBB

A visibilidade é tão grande, que algumas operadoras trabalham seus planos e pacotes de TV/Internet ofertando assinaturas vinculadas ao Globoplay. Assim, elas fazem com que a adesão cresça e obtenha ainda mais resultados na junção televisão-streaming.

Alguns planos já são tradicionais no mercado como os planos Claro BBB que trabalham justamente com assinaturas dos famosos combos. Assim, o cliente já assina sua TV e ainda é contemplado com acesso ao conteúdo Globoplay.

O pior dos cenários para o mercado de streaming seria aquele já mencionado de saturação. Porém, outra possível preocupação seria do ponto de vista econômico.

Tendo em vista que, serão poucas empresas a trabalharem com este serviço de forma consolidada, formando então um grupo fechado de empresas. O que pode fazer com que os preços diminuam. Pois, os que os clientes entrarão numa espécie de rotação entre um serviço e outro, o que, consequentemente, diminuiria os lucros.

Este é o pior dos cenários no que se refere a projeções futuras. Porém, o streaming ainda é visto com bons olhos. Pois ainda está se consolidando e há boas janelas de investimento e trabalho neste setor.

Um pouco mais sobre essa parceria para melhorar experiência BBB

Ao que tudo indica, o foco do Google com essa parceria era o de entrar de vez no cenário do entretenimento dentro das mídias.

O principal expoente dessa ação do Google foi a melhoria do sistema de Nuvem. Já a Globo, tinha para si uma proposta e um objetivo mais bem definidos, tudo se baseando na busca pela melhoria do Globoplay.

O resultado foi positivo para ambos os lados. O que restam são questionamentos acerca dos próximos passos das empresas dentro do segmento de mídia. Há um cenário em que o Google comece a competir com as principais empresas que trabalham com sistema de Nuvem. Porém é preciso ainda muito trabalho pois a vantagem da Amazon para os demais é grande.

As empresas fizeram os primeiros movimentos, tomando decisões importantes. Assim, as possibilidades e expectativas acerca de todo o cenário são grandes. Basta aguardar e acompanhar como desempenham Google, Globoplay e BBB para que se tomem conclusões e direcionamentos no que se refere ao streaming.

Comentários

bright star bright star bright star bright star grey star